Griffon Nivernais

griffon_nivernais
Griffon Nivernais

Os hounds de pelo duro levados à Europa Central por negociantes do Mediterrâneo ajudaram a dar origem ao Griffon Nivernais. É provável que o extinto Gris de Saint Louis – O Greyhound descrito pelo Rei Charles IX em ” Las Chasse Royale” – e o cão de Bresse, sejam os antecessores mais próximos desse hound que é conhecido há mais de 800 na França. O Griffon Nivernais caçava em grandes matilhas na França e foi muito apreciado até o reinado de Luis XI. Depois foi abandonado e, ao final do século XIX e no início do século XX, esses cães receberam sangue de Vendéen, de Foxhound e depois de Otterhound para chegar ao tipo atual.

Cão de excelente faro, se destaca no trabalho de caça, especialmente em terrenos difíceis e cerrados. São resistentes, velozes e costumam correr atrás de tudo que se move, o que permite que ele seja utilizado com sucesso em pequenas matilhas para caça ao javali, assim com em caças pequenas.

Coragem e iniciativa são qualidades forte da raça.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Cão de faro, utilizado, principalmente na caça ao javali, geralmente em matilha, mas também individualmente

Tamanho:55 a 62 cm para machos e 53 a 60 cm para fêmeas

Peso:23 a 25 kg

Aspectos Gerais:cão de membros e músculos secos, destinados a fornecer mais capacidade no trabalho do que na velocidade. De aspecto um pouco triste, mas não medroso.

Pelagem:o pelo é longo, hirsuto e espesso, bastante forte e duro (nem lanoso, nem crespo). O ventre e o interior das coxas não devem ser destituídos de pelos. As sobrancelhas bem pronunciadas não encobrem os olhos. Um pouco de barba no queixo e as orelhas bastante peludas. A cor é sempre encarvoado, a extremidade do pelo é sempre mais escura que a base. O fulvo pode ser mais escuro, mais jamais laranja. A extremidade encarvoada pode ser azulada. A intensidade do tom escuro na extremidade do pelo é que dará o aspecto de mais claro ou mais escuro na pelagem. A presença de pelos brancos disseminados, em maior ou menor quantidade na pelagem, é tolerada e formam nuanças que vão do cinza-claro ao cinza-escuro, passando pelo cinza-javali.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:muito bom caçador e corajoso. Apesar de poder treiná-lo facilmente, ás vezes, demonstra ser obstinado e independente, dessa forma, seu dono deverá fazê-lo obedecer desde a idade mais jovem.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://commons.wikimedia.org
536 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
griffon
Griffon

Comentários