Hokkaido

hokkaido
Hokkaido

O Hokkaido é uma das raças mais antigas do Japão ( 1000 anos a.C) Originário das regiões montanhosas da ilha de Hokkaido, foi trazido pelos Ainu e utilizado como cão de caça grossa, entre elas ursos e outros animais de grande porte. Por isso, esses cães também ficaram conhecidos pelo nome de Ainuken.

Acredita-se que a raça tenha origem nos cães japoneses de porte médio que acompanharam os imigrantes de Honshu (a ilha principal do Japão) para Hokkaido, por volta dos anos 1140, durante a era Kamakura.

Em 1937, a raça foi considerada Monumento Natural, época em que recebeu o nome da região.

Os cães da raça possuem uma estrutura física que possibilita a resistência ás baixas temperaturas e pesadas avalanches. Possuem ainda um sentido muito apurado de orientação.

Corajosos, atentos e seguros de si, os exemplares de Hokkaido são dóceis e mostram-se muito afetuoso em relação aos donos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Japão

Utilização:Caça e companhia

Tamanho:48,5 a 51,5 cm para machos e 45,5 a 48,5 cm para fêmeas

Peso:Padrão não comenta

Aspectos Gerais:Cão de porte médio com características sexuais secundárias fortemente marcadas, bem equilibrado, vigorosamente construídoe boa ossatura. Apresenta músculos robustos e bem modelados. A cauda é de inserção alta, grossa, portada sobre o dorso vigorosamente enrolada ou curvada como uma foice, com a ponta quase alcançado os jarretes, quando caída.

Pelagem:O pelo externoé duro e reto, subpelo macio e denso. Na cauda, é razoavelmente longo e eriçado. As cores podem ser sésamo (pelos fulvo avermelhados com as pontas pretas), tigrada, vermelha, preta, preta e castanho, branca.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão de notável resistência, exibindo, dignidade e ingênuos. É ainda confiável, dócil, bem alerta e corajoso.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
261 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
hovawart
Hovawart

Comentários