Ibizan Hound ou Podengo Ibicenco

ibizan_hound
Ibizan Hound ou Podengo Ibicenco

A história da raça é bastante antiga. Imagens semelhantes a este cão, encontradas no Egito, datam de 5 mil anos aproximadamente. Dados históricos e artefatos com figuras encontrados nas tumbas revelam que os faraós utilizavam o Ibizan para auxiliar na caça.

Anúbis, o cão guardião dos mortos, um dos tesouros da tumba de Tutancamon encontrado em 1922, tem a figura semelhante aos Ibizans de hoje.

Acredita-se que esses cães tenham sido levados pelos fenícios para a Ilha de Ibiza, na Espanha, durante a conquista da região no século 8 a.C.

A cabeça dos cães da raça é vista em moedas romanas antigas, o que comprova tanto a paixão pela raça quanto a sua pureza até os dias atuais.

Na América, mais precisamente nos Estados Unidos, a raça foi vist pela primeira vez apenas em 1956. E o sucesso foi tão grande que até hoje é criada no país.

Os exemplares, além de excelentes caçadores, são utilizados como bons cães de guarda e companhia. Como características principais apresentam muita agilidade e rapidez.

São ainda muito afetivos com seus donos, se mostrando sempre alertas e leais.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Espanha

Utilização: Caça de coelhos, lebres e animais maiores

Tamanho:66 a 72 cm para machos; 60 a 67 cm para fêmeas

Peso:19 a 25 quilos

Aspectos Gerais:É um cão atarracado e alto em relação a outros cães de caça que se distinguem pela velocidade. O pescoço é comprido e levemente arqueados, o dorso pende para a garupa, a cauda fina é portada baixa, as pernas são compridas e retas. O peito é amplo e a caixa torácia achatada. Possui orelhas grandes e eretas e enxerga muito bem.

Pelagem:Pode ser curta ou dura, sendo que ambas são desejáveis. A curta é menor na cabeça e orelhas e mais longa na parte de trás da coxa e embaixo do rabo. Já a dura, mede entre 2,5 e 7,5 cm de comprimento, ás vezes possui bigode.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
459 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
thailand_ridgeback
Thailand Ridgeback

Comentários