Komondor

komondor
Komondor

O Aftscharka, cão que os Hunos encontraram ao passar pela Rússia, são os ancestrais do antigo Komondor, que teve sua origem na Hungria. Os húngaros preservaram exemplares puros por mais de mil anos, já que só permitiam cruzamentos entre Komondors.

No trabalho, ele se destaca pela atenção e coragem ao acompanhar e proteger o gado, mas dificilmente exerça a tarefa de recolher o rebanho.

De porte grande o Komondor é fiel, amável e protetor com o dono e a família, mas demonstra desconfiança com estranhos.

Pelagem apresentada na forma de corda, é difícil de ser cuidada porque, apesar de grande, não pode ser escovada. Os pelos são aparados somente quando há necessidade.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Hungria

Utilização:Guarda e Defesa

Tamanho:mínimo de 70 cm para machos e 65 cm para fêmeas

Peso:50 a 60 machos /40 a 50 fêmeas

Aspectos Gerais:é um cão de porte grande, de ossatura forte e bem musculoso, denotando força e dignidade com conduta corajosa. O nariz é preto e as orelhas possuem tamanho médio.

Pelagem:sua pelagem é incomum, densa e protetora com pelos longos, encaracolados na forma de cordas. O subpelo é denso, lanoso e macio como nos filhotes. A cor da pele deve ser cinza, sendo tolerável a rosada e o pelo é branco. Uma pequena quantidade de creme ou sombreamento camurça é visto em filhotes, mas costuma desaparecer com a maturidade a pelagem leva dois anos para ficar encordoada.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:é fiel, companheiro, mas desconfiados com estranhos.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
373 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_lobo_checo
Cão Lobo Checoslovaco

Comentários