Kuvasz

kuvasz
Kuvasz

Um cão nobre de origem húngara, os Kuvasz descendem dos Mastis do Tibet.

O valor deste cão pode ser compreendido pelo significado do nome: Kawasz, em turco significa “guarda armada nobre” e Kaurvasz “arqueiro” em árabe. Para os húngaros a palavra Kuvasz originou-se do termo Ku-assa, que quer dizer “cão que guardava e corria em volta de cavalos”.

Antigamente, somente a alta realeza podia ter um exemplar. Com o tempo os camponeses também tiveram acesso ao Kuvasz e passaram a utilizá-lo na guarda e defesa de ovelhas e gados.

Introduzida na Hungria pelos turcos, a raça quase desapareceu durante a segunda guerra, quando muitos exemplares foram fuzilados pelas tropas alemãs que atravessavam o país. Como guardavam as grandes propriedades, os seus donos e os rebanhos eram os primeiros a serem eliminados pelas tropas invasoras.

Inteligente, os cães da raça aprendem com muita facilidade. Um filhote com apenas 7 semanas já é capaz de aprender alguns comandos de maneira tão eficaz quanto um adulto. Normalmente, mantém uma relação muito forte com o dono.

O Kuvasz pode ser um bom companheiro, por apresentar um alto instinto protetor, principalmente com as crianças que convive.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Hungria

Utilização:Guarda, pastoreio e companhia

Tamanho:71 a 76 cm para machos e 66 a 70 para fêmeas

Peso:48 a 62 machos / 37 a 50 fêmeas

Aspectos Gerais:porte grande, forte, bem balanceado, de ossatura média musculoso. Apesar de grande e forte, possui muita agilidade e é capaz de caminhar 30 quilômetros por dia.

Pelagem:abundante, dupla, de aspereza média, variando de muito ondulada a pouco ondulada. Os pelos das orelhas e das patas são curtos, retos e densos, tendo no pescoço e no peito uma juba de 5 a 8 cm, podendo chegar a 15 cm nos machos. A cor do pelo deve ser sempre branca e sem marcas. A pelagem é inodora fácil de cuidar.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:determinado, destemido, autoconfiante e muito carinhoso, podendo se tornar agressivo se maltratado. É desconfiado com estranhos.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.kuvasz-vom-drachenfels.de
428 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_lobo_checo
Cão Lobo Checoslovaco

Comentários