Labrador Retriever

labrador_retriever
Labrador Retriever

Esta raça tem sua origem no Labrador, uma região fria e inóspita e desabitada do Canadá, descoberta por John Cabot no século 15.

Segundo relatos, alguns pescadores da região costumavam ser vistos sempre com um cão a bordo de suas embarcações, de pelagem curta e densa, e capaz de mergulhar nas gélidas águas para recolher o peixe que escapava das redes.

No começo do século 19, um cão do tipo Labrador foi importado do Canadá para a Grã-Bretanha, onde sofreu miscigenações e passou a ser conhecido por St. Johnʼs.

A docilidade, inteligência e a capacidade para desempenhar tarefas complexas, como guia de cegos, bsuca e resgate, transformaram o animal em um dos mais requisitados do mundo.

O Labrador tem ainda características de autêntico retriever (cão que busca aves abatidas), função que pode fazer tanto em terra como na água, já que é um exímio nadador.

Típico de família, o Labrador retriever é extremamente calmo, brincalhão e apegado aos donos, podendo ficar deprimido e morrer de tristeza se deixado sozinho por muito tempo. Por isso, nunca adquira um Labrador se não tiver tempo para dedicar a ele.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretania

Utilização:Cão de caça

Tamanho:56 a 57 cm para machos e 54 a 56 cm para fêmeas

Peso:25 a 34 quilos

Aspectos Gerais:Crânio largo, pelo profundo, costelas bem arqueadas, tronco curto, lombo e posteriores bem fortes.

Pelagem:Possui pelo característico: curto, denso, sem ser ondulado e sem franjas, dando a impressão de ser bastante duro ao toque; o subpelo é resistente ás intempéries. As cores aceitas são inteiramente preta, amarela ou fígado/ chocolate. O amarelo vai do creme claro ao vermelho da raposa. Pequenas manchas brancas no peito são permitidas.

Longevidade:12 a 14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Inteligente, dócil, calmo e companheiro

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1146 Visualizações
( 2 )

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
lhasa_apso
Lhasa Apso

Comentários