Lagotto Romagnolo

lagotto_romagnolo
Lagotto Romagnolo

Uma antiga raça de cães dʼágua, o Lagotto Romagnoto, teve sua origem no século XVI, numa região de grandes pântanos, localizada no norte da Itália.

Até a segunda metade do século XX, esses cães trabalharam como retrievers de água, buscando aves abatidas por caçadores do local.

Com o passar dos anos, os grandes pântanos do norte da Itália foram drenados e transformados em terras aráveis. Esse fato fez com que os cães da raça perdessem sua principal função: a de retriever de água.

Mas como se tratava de cães com faro apuradíssimo, passaram a se mostrar excelentes como cães de busca a trufas nos terrenos planos e colinas. Hoje o Lagotto é praticamente imbatível na realização desta tarefa, tornando-se o único cão especialista na área.

Há quem crie exemplares da raça para companhia, função na qual também se destacam, já que são divertidos, fiéis, inteligentes e aceitam bem a presença de cães e outros animais.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Caça

Tamanho:43 a 48 cm para machos, 41 a 46 cm para fêmeas

Peso:13 a 16 quilos para machos e 11 a 14 quilos para fêmeas.

Aspectos Gerais:é um cão de médio porte, proporcional, denotando rusticidade. A cabeça, quando vista por cima, tem o formato de trapézio. As orelhas de tamanho médio são pendentes e inseridas na altura dos olhos.

Pelagem:é dupla , com pelo e subpelo resistentes á água. O pelo tem textura lanosa e encaracolada, formando cachos bem apertados por todo o corpo, exceto na cabeça onde o pelo menos encaracolado forma barba, bigode e sobrancelhas. A cor pode ser branco-sujo com manchas em laranja ou castanho, castanho-ruão, castanho em diferentes tons e laranja. A máscara castanho-escuro é aceitável.

Longevidade:12 a 13 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:é um cão inteligente, sociável com outros cães e animais, se mostrando divertido, alegre e amigo das crianças e da família

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://commons.wikimedia.org
238 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
lhasa_apso
Lhasa Apso

Comentários