Laika da Sibéria Ocidental

laika_da_siberia_ocidental_b
Laika da Sibéria Ocidental

O Laika da Sibéria Ocidental é um cão de porte médio com a típica aparência das raposas, assim como o Spitz. Os Laikas ocorrem em território russo e pertencem à raças primitivas do norte, com traços de seu ancestral selvagem, o lobo, na aparência e no comportamento.

Eles são cães de focinho pontudo e muitas vezes de coloração cinza ou cinza misturado ao vermelho. Todos eles são descendentes dos aborígenes tipos de Laikas agrupados em quatro raças para reprodução em canis. Entre todos eles, o Laika da Sibéria Ocidental tornou-se o mais popular e, por isso, hoje sua população é a mais numerosa.

Uma das principais características da raça é a rapidez e resistência na neve ou em florestas forradas de árvores caídas. É considerado um caçador incansável, porém é calmo e tranquilo. Apesar de pacato, não se adapta com facilidade em áreas urbanas, e não convive de maneira dócil com outros animais e crianças.

É equilibrado e vivaz, gosta de passar tempo ao lado do dono, super protetor de seu território e família, porém, não é bem adaptado ao convívio de outros animais e crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Rússia

Utilização:Cão de caça para usos múltiplos, cão de tiro e tração de trenós.

Tamanho:52 a 58 cm para fêmeas e 54 a 60 cm para machos.

Peso:25 a 45 quilos.

Aspectos Gerais:Cão de porte médio, constituição forte e bem definida; estrutura óssea bem desenvolvida, mas sem ser massudo nem rústico; musculatura forte e bem desenvolvida. Possui cauda forte e encaracolada; portada sobre o dorso ou nádegas.

Pelagem:Pelos protetores externos duros, com subpelos bem desenvolvidos. Pelagem externa reta e rústica. Graças ao bom desenvolvimento do subpelo, a pelagem externa parece um tanto eriçada e profusa. Na cabeça, orelhas e face anterior dos membros, a pelagem é curta; na cernelha, pescoço, ombros e face posterior dos membros, o pelo é mais longo; forma uma barba nas bochechas, um colar no pescoço e ligeiramente franjado na face posterior dos membros. As cores podem ser branca, sal e pimenta, ruivo e cinza em todas as nuanças; a cor preta é permitida, como também os particolores e com manchas da mesma cor.

Longevidade:10 a 14 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande.

Temperamento:Equilibrado, vivaz e cheio de energia.

Atividade Física:Intensa

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora Minuano
622 Visualizações

 

Veja também:

Eurasier
Eurasier
Spitz_dos_Visigodos
Spitz dos Visigodos

Comentários