Leonberger

leonberger
Leonberger

Cães como o Landseer Terranova, São Bernardo e Cão da Montanha dos Pirineus ajudaram na formação do grande Leonberger, no século 19, na Alemanha.

A raça foi desenvolvida a pedido do prefeito Heinrich Essig, em 1840, para homenagear sua cidade na Alemanha, Leonberger.

Apesar de ainda ser considerado raro, está ganhando terreno como cão de resgate, companhia e guarda de família. Ele adora água e é extremamente gentil com pequenos animais.

Outra característica marcante da raça é a paciência com crianças. No entanto, precisa de boa dose de convívio com a família para se socializar. Isso exige que seu dono utilize bastante energia, desde filhote, para obter controle sobre o cão.

Tido como o mascote da cidade de Leonberger, ele rapidamente ganhou popularidade.

As duas Guerras Mundiais quase extinguiram a raça. Ao final da Segunda Guerra, sobraram apenas oito exemplares e foram necessários 25 anos para restabelecê-la.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Alemanha

Utilização:Guarda, companhia e cão de família.

Tamanho:72 a 80 cm para machos e 65 a 75 cm para fêmeas.

Peso:34 a 50 quilos.

Aspectos Gerais:Grande porte, massivo, majestoso, de cabeça ampla, com stop bem definido, orelhas pendentes e cauda bem franjada portada baixa.

Pelagem:Moderadamente longa, e grossa e na face anterior dos membros é curta. A cor é dourada ou avermelhada com máscara preta.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:Adora água, é gentil, obediente, se ensinado, dócil e atencioso.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
377 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
lhasa_apso
Lhasa Apso

Comentários