Pequeno cão Leão (Löwchen)

lowchen
Pequeno cão Leão (Löwchen)

Embora por muito tempo acreditassem que sua origem estivesse no Mediterrâneo, é muito provável que tenha descendência alemã.

O fato é que a raça existe com as caraterísticas atuais desde o século XVI.

Durante muito tempo, foi o cão preferido da mais alta nobreza européia, companhia inseparável das damas da corte. Desde aquela época, já usavam tosá-lo como um leão. Com o declínio de seu prestígio, a raça quase foi extinta no século XIX.

O Löwchen é um cão de grande caráter, se mostrando sempre companheiro, alegre e animado.

A denominação alemã Löwchen (que significa Pequeno Leão) se refere ao tipo de tosa, típico dos cães da raça, que o difere dos outos cães do grupo bichon. O corte de pelo deixa o quarto traseiro tosado e mantém o restante do corpo com a pelagem farta que forma uma juba natural.

A pelagem longa, densa, de textura levemente ondulada contribui para que o cão se assemelhe a um leão. Da última costela para trás, ele é tosado preservando o pelo somente abaixo do jarrete nos membros posteriores e na ponta da cauda.

Embora tenha sido bastante popular entre os aristocratas europeus, aparecendo, inclusive, num retrato da duquesa de Alba, assinado por Goya, no século XVIII, foi aos poucos perdendo o prestígio. Tanto que em 1960 estava entre as raças mais raras do mundo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Companhia.

Tamanho:25 a 32 cm.

Peso:Proporcional ao tamanho.

Aspectos Gerais:O Löwchen é um pequeno cão inteligente, afetuoso e de movimentos vivos, reunido todas as qualidades de um cão de companhia. O corpo é tosado da maneira clássica de um poodle, assim como a cauda que termina por um penacho, dando-lhe o aspecto de um pequeno leão.

Pelagem:É bastante longa e ondulada, mas não encaracolada. Todas as cores são permitidas, seja unicolor ou manchada, com exceção da cor marrom (chocolate, fígado) e seus derivados.

Longevidade:12 a 14 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Pequena

Temperamento:É alegre, animado e inteligente e afetuso.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.jslp.dk/
851 Visualizações

 

Veja também:

bichon_havanes
Bichon Havanês
kromfohrlander
Kromfohrländer

Comentários