Maltês

maltes
Maltês

Desenvolvido especialmente para a função de companhia, o Maltês descende dos Bichons.

Acredita-se que este cão tenha sido introduzido na ilha de Malta pelos Fenícios, por volta de 1500 a. C. Em meados do século XIV, surgiram os primeiros registros da raça, quando os exemplares eram utilizados como moeda e negociados por quantias equivalentes a milhares de dólares.

Por séculos, os cães desta raça têm habitado os lares de pessoas de cultura por serem refinados, fiéis e limpos, sendo utilizados como cão de colo. Além disso, são inteligentes, alegres e muito amistosos.

Um cão que se adapta facilmente ao estilo de vida do dono, o Maltês vive bem em apartamentos, casas térreas ou sítios, mas gosta de ter o dono sempre perto. A presença de crianças ou outros bichos também não é problema para esses cães.

PODERES CURATIVOS

O Maltês foi muito utilizado pela realeza como “cão de luxo”. No entanto, algumas funções eram atribuídas à raça, entre elas, a de servir como uma espécie de “bolsa de àgua quente” para o alívio de dores.

Muitas matronas, por exemplo, usavam colocar o animal sobre o abdômen para aliviar as dores de cólicas mentruais. Lendas sobre as propriedades curativas e antirreumáticas dos pelos abundantes dos Malteses também envolveram a raça durante anos. Por isso, era comum na época que mandassem confeccionar luvas e xales a partir dos pelos de um Maltês.

Os exemplares costumam viver bastante e, por possuírem pelagem muito longa, precisam de cuidados diários.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Companhia.

Tamanho:21 a 25 cm para fêmeas e 21 a 23 cm para machos.

Peso:3 a 4 quilos.

Aspectos Gerais:Porte pequeno, alongado, animado, alegre nas ações e, apesar do tamanho reduzido, possui o vigor necessário para ser uma ótima companhia.

Pelagem:Simples, longa, assente e repartida ao longo da linha do dorso, caindo ao chão. Os pelos longos da cabeça podem ser amarrados formando um topete. A cor é branca pura, mas um pálido tom de marfim é permitido. Permitidas marcações em pard-claro ou limão, apesar de não desejáveis.

Longevidade:14 a 15 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Alegre, carinhoso, fiel e amistoso.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1089 Visualizações

 

Veja também:

bichon_bolonhes
Bichon Bolonhês
kromfohrlander
Kromfohrländer

Comentários