Mastim Napolitano

mastino_napoletano
Mastim Napolitano

Dados históricos revelam que 2.000 anos a.C., na Mesopotâmia, os povos dos grandes centros habitados contavam com o auxílio de grandes cães como o Mastim. Eles eram utilizados para defender a propriedade e os rebanhos de perigosos ataques de leões.

Potente e massudo, o Mastim Napolitano tem suas origens nos Mastins do Tibete, de onde vêm todos os molossoides. No entanto, ele teve suas caracterísitcas definidas na antiga Roma, onde era utilizado no combate contra outros cães e feras como leões, ursos tigres.

A chegada desses animais à Europa ocorreu através de séculos de conflitos e guerras, o que sempre provoca o deslocamento de povos. Mais tarde foi utilizado no campo como guardião de rebanhos e de propriedades, principalmente no Sul da Itália, atividade que desempenhou por muitos séculos.

O Mastim Napolitano é um cão grande e de cabeça volumosa.

Apesar de antigos, os cães da raça apareceram oficialmente em exposições somente na década de 1940.

Não é um animal agressivo, apesar de seu tamanho e força e, quando treinado adequadamente, pode se transformar em um excelente cão de guarda.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Guarda e defesa.

Tamanho:65 a 75 cm para machos e 60 a 68 cm para fêmeas.

Peso:60 a 70 quilos para machos e 50 a 60 quilos para fêmeas.

Aspectos Gerais:Porte grande, constituição sólida, mais longo do que alto, rústico e majestoso, com a pele solta e abundante, especialmente na cabeça, formando rugas e dobras e no pescoço formando barbela. A cauda é amputadaem 2/3 do seu comprimento, com raiz grossa, afinando progressivamente até a ponta.

Pelagem:Densa, de comprimento uniforme. Pelo reto e liso por todo o corpo, não ultrapassando 1,5 cm de comprimento. A cor pode ser preta, cinza e chumbo. Também aceita-se caju, baio e vermelha, podendo todas serem tigradas.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Moderada

Área de Criação:Grande

Temperamento:Eficiente com cão de guarda, obediente, fiel e companheiro.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
274 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
maltes
Maltês

Comentários