Norfolk Terrier

norfolk_terrier
Norfolk Terrier

Não dá para falar em Norflok Terrier sem citar o Norwich Terrier, já que durante muitos anos foram considerados a mesma raça.

A origem destas raças se deu no século passado, na Inglaterra, nos distritos de Cambridge e de Norwich, no condado de Norfolk.

Especialistas em cinofilia afirmam que os Norwich e Norfolk são originários de uma série de acasalamentos de raças bem distintas, entre elas o antigo Bedlington Terrier, o Staffordshire Bull Terrier e uma espécie de Irish Terrier dourado de patas curtas.

O objetivo dos cruzamentos realizados por fazendeiros locai era desenvolver cães multitarefa, capazes de trabalhar a terra e ainda perseguir pequenos animais que invadiam as plantações e rebanhos. Para isso, era preciso cães com pelagem protetora, espírito aguçado para a caça e constituição forte, caracteristicas encontradas no Norfolk Terrier.

No ano de 1932, a raça foi reconhecida oficialmente pelo The Kennel Club, com o nome de Norwich Terrier.

Mas somente em meados de 1950 é que os Norwichs e Norfolks começaram a se distinguir, a partir dos padrões das orelhas; proprietários que preferiam cães com orelhas eretas, pequenas e separadas se empenharam em selecionar animais com esta caracteristicas e deram segmento aos Norwich, enquanto os que tinham predileção pelas orelhas caídas próximas á linha do crânio também selecionaram os animais neste sentido, e assim obtiveram os Norflok, separando definitivamente a raça.

Nos Estados Unidos, esta separação só foi aceita em 1970.

No Brasil, o Norflolk Terrier é um cão novo. Existem poucos exemplares em São Paulo e Rio de Janeiro.

Enérgicos e muitos ativos, os Norfloks quando criados como pet são divertidos e leais aos donos. Adoram qualquer tipo de atividade e se mostram incansáveis às brincadeiras. Diferente dos tradicionais Terriers, os exemplares da raça não constumam latir em excesso.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Caça e companhia

Tamanho:25 a 26 cm

Peso:4,5 a 5,5 quilos

Aspectos Gerais:Na aparência geral é um dos terrier menores. Pequeno, patas curtas,fogoso, compacto e sólido. De dorso curto, subtancioso e de boa ossatura. As cicatrizes de honra, inevitáveis nos terriers, são admitidas.

Pelagem:Pelo duro, de arame, reto e assentado. É mais logo e arrepiado no pescoço e nos ombros. Na cabeça e orelha é curto e liso, com exceção dos ligeiros bigodes e sobrancelhas. Excessivo trimming é indesejável. As cores permitidas são todos os tons de vermelho, trigo, preto e ferrugem ou cinza. Manchas brancas são indesejáveis, mas admitidas.

Longevidade:10 A 12 Anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:De indole amável, não é brigão e tem constituição rústica, é alerta e destemido.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - Cão Harwhite Lady - Harwhite Kennel - www.harwhitekennel.com.br
292 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
manchester_terrier
Manchester Terrier

Comentários