Ovelheiro Gaúcho

ovelheiro_gaucho
Ovelheiro Gaúcho

A raça começou a se desenvolver no final do século XIX, no sul do Brasil.

Com a necessidade em obter cães rústicos que pudessem auxiliar no pastoreio de ovelhas da região, peões cruzaram Collies trazidos por Europeus com alguns cães nativos, dando origem a exemplares mais adaptados ao clima e condições locais.

Com o tempo, a criação de ovelhas foi aos poucos sendo substituída pelo gado, necessitando de cães maiores para o pastoreio. Assim, foram realizados novos cruzamentos daqueles cães mestiços de Collie com os Border Collies, o que resultou num tipo ideal para o trabalho tanto com bovinos quanto com ovinos e equinos.

Os cães da raça são adaptados á vida no campo, se mostrando resistentes nos dias mais frios e andando quilômetros por dia.

INDEPENDÊNCIA NO TRABALHO: No trabalho, o Ovelheiro é extremamente cuidadoso na proteção do rebanho.

Ele costuma se manter ao lado do rebanho ou atrás conduzindo-o. Em seguida, ele retoma à retaguarda para verificar e recolher aquelas ovelhas que ficaram afastadas. Assim que o rebanho se instala, os cães são capazes de pastorear sozinhos, sem a companhia do peão.

Apesar do nome, os cães da raça trabalham qualquer tipo de rebanho, incluindo bovinos e equinos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Brasil

Utilização:Pastoreio

Tamanho:55 a 65 cm

Peso:Proporcional ao tamanho

Aspectos Gerais:É um cão de tamanho e estrutura medianos, com pelagem não muito longa, possui grande resistência, agilidade e rusticidade. As orelhas são preferencialmente eretas, mas podem ser também em botão, tulipa ou ainda semieretas. A cauda é portada alta, podendo enrolar na extremidade e com pelagem longa na face inferior.

Pelagem:Deve ser adaptada ás intempéries e mudanças climáticas. Apresenta eplos macios, médios e abundantes. A pelagem é mais rala nos cotovelos e jarretes. Todas as cores são admitidas.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:É de fácil adaptação para atender aos comandos, sem ser agressivo com o rebanho. É ainda dócil e amigável com as pessoas com quem convive.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.flickr.com/photos/yuri__lima/
324 Visualizações

 

Veja também:

old_english_sheepdog
Old English Sheepdog
toy_fox_terrier
Toy Fox Terrier

Comentários