Pastor do Cáucaso

pastor-de-caucaso
Pastor do Cáucaso

Estima-se que este grande cão, de origem caucasiana, tenha mais de 2 mil anos. A história evolutiva da raça não foi apenas um resultado da seleção natural, mas também influenciada pelas nações que habitavam a região do Cáucaso, cadeia de montanhas que delimitam os continentes europeu e asiático. Fortes e muito resistentes a baixas temperaturas, estes cães foram usados para guardar e proteger rebanhos contra lobos e aves de rapina.

Em 1920 deu-se início a um trabalho de seleção com a raça, onde características como coragem, energia física, boa audição e visão, além de uma densa e impermeável pelagem foram dadas como prioridade no desenvolvimento da raça.

Até 1950, por resistirem bem ao frio, foram usados por Stalin nos campos de trabalhos forçados da Sibéria, com a função de manter a ordem nas prisões e a vigilância nas fronteiras.

De comportamento estável, o Pastor do Cáucaso mostra-se dedicado ao dono, protegendo muito bem a casa e a família.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Anatólia

Tamanho:de 72 cm a 75 cm para machos e de 67 cm a 70 cm para fêmeas.

Peso:mínimo de 50 quilos para machos e de 45 quilos para fêmeas.

Aspectos Gerais:Cão de construção harmoniosa, grande e forte, com boa ossatura e poderosa massa muscular, de formato ligeiramente retangular. O dimorfismo sexual é bem pronunciado. Os machos são masculinos, com cernelha bem desenvolvida e uma cabeça maior em comparação com as fêmeas. Eles também são mais maciços, maiores e com o corpo mais curto que as fêmeas. Em cães com variedade de pelo mais longo, os machos tem uma juba distintamente pronunciada.

Pelagem:O pelo é reto, áspero, pelo eriçado (não rente) com subpelo bem desenvolvido. O comprimento do pelo e do subpelo não deve ser inferior a 5 cm. A pelagem na cabeça e nos membros anteriores é mais curta e grossa. A cauda é completamente coberta por uma densa pelagem e com aparência grossa e peluda. A pelagem externa mais longa forma "pincéis" nas orelhas, uma "juba" ao redor do pescoço e "calças" na parte posterior das coxas. Qualquer cor sólida, malhada ou manchada é aceitável. Exceto para o preto sólido; preto diluído ou em qualquer combinação, cor azul de origem genética ou cor de fígado (marrom).

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Alta, mas controlável.

Temperamento:O comportamento é estável, ativo, autoconfiante, destemido e independente. O Pastor do Cáucaso mostra-se dedicado ao seu dono e é um excelente cão de guarda.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2013 - Editora Minuano
1275 Visualizações
( 2 )

 

Veja também:

pastor-de-anatolia
Pastor da Anatólia
Broholmer
Broholmer

Comentários