Pastor Jugoslavo (Sarplaninac)

Sarplaninac
Pastor Jugoslavo (Sarplaninac)

O Pastor Iugoslavo (português brasileiro) ou Jugoslavo (português europeu) é uma raça originária da região dos Balcãs, na antiga Iugoslávia, mais precisamente nas atuais Macedônia, Sérvia e Montenegro.
A história deste cão é tão incerta e conflituosa quanto a história de seu local de origem: foi dizimado até quase a extinção e possui diversos nomes, como Pastor Iugoslavo da Sarplanina. Apesar da certeza de sua região de origem, não se sabe com precisão o país do qual é oriundo.

Inicialmente criada para guardar os rebanhos nas montanhas do sudoeste iugoslavo, é considerada por alguns a raça mais antiga de mossolóides. Sem futuro em sua terra natal, é criado nos Estados Unidos e no Canadá para embates com coiotes e lobos enquanto cão de guarda.

O Sarplaninac também está representada na moeda oficial na Macedônia.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Macedônia

Tamanho:56 a 61 cm

Peso:25 a 37 kg

Aspectos Gerais:Cão de constituição robusta, bem construído, de altura acima da média, com estrutura em completa harmonia. Revestido com uma pelagem longa, grossa e preferencialmente áspera, que transmita a impressão de estrutura compacta.

Pelagem:A pelagem é longa, densa e igualmente distribuída por todo o corpo. A cor é dourado, cinza, branco ou preto.

Longevidade:11 a 12 anos

Agressividade:Alta

Área de Criação:Grande

Temperamento:De temperamento calmo e de boa índole, mas muito brusco. Incorruptível e devotado ao seu dono. De adestramento considerado bastante difícil, não é tido como um animal de estimação, mas sim de trabalho. Ainda assim, tem seu temperamento classificado como corajoso e leal ao dono, embora não seja visto como sociável.

Atividade Física:Média

Texto: fonte - InternetImagem: fonte - http://www.planinarenje.net
911 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

Aidi
Aïdi
pastor-de-anatolia
Pastor da Anatólia

Comentários