Pastor Mallorquín

pastor_mallorquin
Pastor Mallorquín

O Pastor Maiorquino ou Mallorquín é um cão domesticado, utilizado nas Ilhas Baleares da Espanha para guardar ovelhas e como cão de fazenda.

É também conhecido como Cão de Bestiar, que significa em catalão, ‘cão de gado’. De porte médio com pele preta ou preta com manchas brancas no peito.

Ele vem em duas variedades de pelo curto e pelo longo e foi criado para suportar o calor do sol no mediterrâneo e, embora seja incomum para um cão preto, tolerar bem o calor, este pode tolerar altas temperaturas.

 

 

 

Extremamente protetor, pode ser feroz e agressivo, demonstrando grande coragem.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Espanha

Utilização:Guarda e companhia.

Tamanho:62 a 73 cm.

Peso:35 a 40 quilos.

Aspectos Gerais:Cão de cabeça bem definida e focinho afilado. A cauda é longa e se afina na extremidade. As orelhas, que são levemente dobradas de lado, são relativamente pequenas, triangulares, grossas e altas na cabeça.

Pelagem:Grande parte dos exemplares da raça possui pelagem curta, com cerca de 1,5 cm a 3 cm de comprimento na parte detrás, com bom subpelo fino. Na variedade de pelos longos, o pelo é levemente ondulado nas costas e pode chegar a mais de 7 cm de comprimento no inverno. Na variedade de pelo longo do subpelo é bem distribuído e não grossos, mostrando vários tons de preto. A única cor aceitável é preta, normal e breu branco só é permitida no peito, uma gravata fina no pescoço e na parte de frente da retaguarda.

Longevidade:10 a 14 anos.

Agressividade:Alta

Área de Criação:Grande.

Temperamento:É um cão de temperamento protetor, potencialmente agressivo e corajoso.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora Minuano
459 Visualizações

 

Veja também:

Broholmer
Broholmer
pastor_maremmano_abruzes_b
Pastor Maremmano Abruzês

Comentários