Pastor Maremmano Abruzês

pastor_maremmano_abruzes_b
Pastor Maremmano Abruzês

Este cão italiano teve origem a partir do cruzamento de primitivos cães pastores que existiam na região da Toscana e do Lazio com cães até hoje utilizados para pastorear ovelhas nos Abruzzes.

O uso de cães no pastoreio sempre foi um hábito típico dos pastores que vagavam por planícies e montanhas. Durante os meses de inverno, o rebanho pastava nas áreas ao longo da costa, especialmente em Maremma.

Com a chegada do verão, o calor secava as pastagens e os pastores de ovelhas subiam às montanhas dos Abruzzes com os seus cães brancos. Assim, esses cães passaram a ser conhecidos ora como Abruzzesse, ora como Maremmanos.

Rústico, resistente e de porte majestoso, o Pastor Maremmano Abruzzesse se mostra corajoso, calmo e inteligente no trabalho. Mantido na propriedade como cão de guarda, é atento, distante com estranhos, mas sempre carinhoso com a família, demonstrando um cuidado especial com crianças. No Brasil ainda são poucos os criadores da raça.

Cão de guarda atento, distante com estranhos, mas sempre carinhoso com a família, demonstrando um cuidado especial com crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Guarda de rebanho e propriedade.

Tamanho:65 a 73 cm para machos e 60 a 68 para fêmeas.

Peso:35 a 45 quilos.

Aspectos Gerais:É um cão de grande porte, fortemente construído, de aspecto rústico e, ao mesmo tempo, majestoso e distinto. A conformação geral é a de um cão pesado, cujo tronco é mais longo que a altura na cernelha; harmonioso em relação ao formato e aos perfis. A cauda é portada pendente em repouso; quando em movimento, é portada na linha de dorso com a ponta bastante recurvada. É bem guarnecida de pelos abundantes, sem franja.

Pelagem:Grande parte dos exemplares da raça possui pelagem curta, com cerca de 1,5 cm a 3 cm de comprimento na parte detrás, com bom subpelo fino. Na variedade de pelos longos, o pelo é levemente ondulado nas costas e pode chegar a mais de 7 cm de comprimento no inverno. Na variedade de pelo longo do subpelo é bem distribuído e não grossos, mostrando vários tons de preto. A única cor aceitável é preta, normal e breu branco só é permitida no peito, uma gravata fina no pescoço e na parte de frente da retaguarda.

Longevidade:10 a 13 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande.

Temperamento:sua função principal de cão de guarda e defesa do rebanho e das propriedades em geral se evidencia no modo que cumpre esta tarefa, com perspicácia, coragem e decisão. O seu caráter, ainda que orgulhoso e alheio à submissão, sabe exprimir uma ligação devotada ao seu dono e tudo que o cerca.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora Minuano
489 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

pastor_mallorquin
Pastor Mallorquín
plott_hound
Plott Hound

Comentários