Pastor de Beauceron

pastor_beauceron
Pastor de Beauceron

Um manuscrito Renascentista encontrado em 1758 na França, traz as primeiras descrições sobre cães semelhantes ao Pastor Beauceron, embora o primeiro clube de Pastores tenha sido criado em 1897.

As origens da antiga raça são incertas, mas este cão se tornou um dos pastores mais conhecidos na França. Historiadores afirmam que a raça foi domesticada para a caça de javalis, adaptando-se algum tempo depois para a condução e proteção de rebanhos.

Até 1911, o Pastor Beauceron e o Pastor Briard eram considerados a mesma raça com diferentes pelagens, durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a raça quase foi extinta, e só sobreviveu em função das inúmeras qualidades que possui.

Um cão versátil, inteligente e facilmente treinado, ele cumpre bem tarefas que vão além do pastoreio. Fora da França, a raça é pouco conhecida.

Executa com sucesso funções policiais e terapêuticas, se mostrando também excelente como companhia.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Pastoreio e Guarda

Tamanho:65 a 70 cm para machos e 61 a 68 cm para fêmeas

Peso:entre 30 e 39 kilos

Aspectos Gerais:é um cão harmoniosamente construído, sem nenhum exagero. Tem constituição robusta e firme, é rústico, poderoso e bem musculado. A cabeça é portada alta, demonstrando orgulho e a cauda é inteira, longa, portada baixa, formando uma leve curva em forma de ""J"". Os cães da raça tem ergôs (quintos dedos) duplos na face medial de membros posteriores próximos das patas, formando dois botões bem separados.

Pelagem:a pelagem é dupla com subpelo curto fino e denso e o pelo é grosso, curto e forte. Uma franja moderada é exigida na garupa e rabo. As cores são preta e castanho (bicolor), pelagem preta com as marcas vermelho-esquilo na região acima dos olhos, focinho e faces, no antepeito na garganta, sob a cauda e nos membros em, no máximo, 1/3, atingindo as patas; e Arlequim - cinza, preto e castanho (tricolor) sendo o cinza e preto igualmente distribuídos na pelagem com as marcas castanho iguais à bicolor.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:inteligente, protetor e companheiro

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
390 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários