Pastor Branco Suíço

pastor_branco_suico
Pastor Branco Suíço

Entre leigos ainda há muita confusão em relação à raça.

Batizada inicialmente de Pastor Branco Canadense, os exemplares (totalmente brancos) tiveram sua origem a partir de acasalamentos entre dois Pastores Alemães.

No entanto, os criadores, acreditavam que todo animal que nascia branco na ninhada estava sujeito a diversos problemas genéticos como albinismo, surdez, cegueira e displasia.

Assim, após a Primeira Guerra Mundial, os pastores de pelagem branca passaram a ser excluídos dos padrões oficiais e criadores sacrificavam os filhotes brancos.

Incentivados pelas boas características dos filhotes brancos, como inteligência e disposição para o trabalho, alguns criadores se negaram a sacrificar seus filhotes brancos e passaram a criá-los como raça distinta.

Tempos depois, ficou comprovado que esses cães brancos não eram albinos, uma vez que possuem forte pigmentação nas mucosas e nos olhos, totalmente adaptados para o trabalho ao sol. Ainda assim, a raça foi reconhecida oficialmente apenas em 2002, pelo nome de Pastor Branco Suíço.

Entre suas principais características destacam-se a coragem, o forte caráter, a obediência e a fidelidade ao dono. Os exemplares estão sempre prontos para defender o dono e a propriedade sem medo.

Um animal jamais medroso ou agressivo, distinguem perfeitamente a diferença entre uma visita e uma invasão. É um ótimo cão para companhia, é muito paciente com as crianças, são fáceis de treinar e aprendem facilmente.

Escová-los constantemente e mantê-los sempre limpos, pois a sujeira pode manchar a pelagem branca. Mas a freqüência dos banhos e das escovações vai depender do lugar onde vivem, do clima (banhos demais em clima frio podem comprometer a secagem dos pelos e provocar problemas de pele) e do comprimento do pelo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Suíça

Utilização:Guarda e Companhia

Tamanho:60 a 66 cm para machos e 55 a 61 cm para fêmeas

Peso:30 a 40 machos / 25 a 35 fêmeas

Aspectos Gerais:robusto, bem musculado, de porte médio, de orelhas eretas. Corpo alongado, dotado de uma ossatura moderamente rústica, sua silhueta é elegante e harmoniosa.

Pelagem:dupla, com subpelo fino e denso, e pelo denso, reto, levemente rijo e de comprimento médio. A cor é branco neve, a trufa, comissuras labiais e contorno dos olhos devem ter coloração negra. A cor dos olhos deve ser castanho. O creme biscoito-claro e champagne também são aceitáveis.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:inteligente, equilibrado, de fácil convívio social e de convivência tranquila com crianças

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
652 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários