Pastor Briard

pastor_briard
Pastor Briard

De origem francesa, o Pastor de Briard ou Brie é um cão antigo, encontrado em ilustrações de tapeçarias do século VIII e em muitos documentos dos séculos seguintes.

No entanto, alguns especialistas acreditam que o Pastor Briard não tenha se originado na Província de Brie, alegando que o nome “Chien de Brie” (Cão de Brie) é uma distorção do nome “Chien dʼ Aubry” (Cão de Aubry).

Isso porque Aubry de Montdidier construiu, no século XIV, uma catedral em memória ao seu cão, que salvou a vida de seu filho.

Segundo a história, este cão se chamava Briard. Originalmente a raça foi desenvolvida para desempenhar a função de guarda de propriedade e objetos de caçadores. Com o passar do tempo, foi adaptada para pastorear ovelhas.

Mas, além do pastoreio, o Pastor de Briard executa com sucesso tarefas de rastreador e cão de caça, que o tornam extremamente versátil.

O primeiro padrão para a raça foi escrito em 1897 pelo Clube de Cães Pastores, mas até 1911, o Pastor Briard e o Pastor Beauceron eram considerados uma só raça.

Fiel e protetor, o Pastor de Briard pode até ser criado como companhia, mas requer um dono dedicado para que possa desenvolver um bom comportamento. Além disso, a pelagem longa necessita de cuidados diários. Com estranhos costuma ser bem reservado.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Guarda, Companhia e condução de gado.

Tamanho:62 a 68 cm para os machos e de 56 a 64 cm para as fêmeas.

Peso:padrão não comenta.

Aspectos Gerais:é um cão de belas formas, vigoroso, forte sem ser grosseiro, de ossatura e musculatura fortes, denotando força e agilidade.

Pelagem:é longa com pelo grosso, duro e seco. O pelo cai reto e possui brilho saudável. O subpelo é ralo por todo o corpo. A cabeça é coberta por uma pelagem longa, reta e caída. Nas sobrancelhas, a pelagem forma uma curva para cima e para fora que protege os olhos. As cores são preta, variações de cinza, variações de fulvo e qualquer cor uniforme, exceto a branca.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:leal, dedicado e amável com o dono, mas reservado com estranhos.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
327 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários