Pastor da Ásia Central

pastor_da_asia_central
Pastor da Ásia Central

Os Pastores da Ásia Central não são muito conhecidos no Brasil, porém em países como Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Casaquistão e Afeganistão são muito populares desde a Idade Média e sua origem está diretamente ligada à antiga União Soviética, que ocupava uma grande parte do habitat desses molossos quando a raça foi reconhecida.

O Pastor da Ásia Central podia ser encontrado desde as montanhas Urais, na Rússia, ao leste da Sibéria e por várias Repúblicas da Ásia Central, recebendo nomes diferentes e adquirindo algumas características distintas de acordo com seu habitat.

Com os membros da família, o Pastor da Ásia Central é um cão protetor e amigável, facilmente controlado com comando de voz e aprende rápido. Não late sem razão e é muito territorial.

Há linhagens muito agressivas, que não são vendidas nem usadas na reprodução, exceto por seus próprios donos, geralmente magnatas locais.

Durante anos, também teve a função de pastor, protegendo rebanhos contra ataques de lobos, leopardos, ursos e até mesmo tigres. Ainda hoje executa tarefas de guarda de rebanhos em fazendas.

Resultado de cruzamentos propositais feitos pelos canis estatais da ex-URSS, o Pastor da Ásia Central foi, por muitos anos, utilizado pela polícia e exército no trabalho de guarda de fábricas, usinas, e outros estabelecimentos com grandes áreas.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Rússia

Utilização:Pastor e guarda.

Tamanho:Mínimo de 65 cm para os machos e 60 cm para as fêmeas.

Peso:37 a 50 quilos.

Aspectos Gerais:Porte grande, robusto, um típico molosso, com cabeça grande, massiva, com focinho largo e lábios pesados e ligeiramente caídos. As orelhas são cortadas curtas de forma a ficarem arredondadas. A cauda também é cortada curta e, em sua terra natal, a não amputação é considerada falta.

Pelagem:Pode ser curta ou longa, sendo que, nas duas variedades, o pelo é reto, moderadamente duro, com subpelo denso e lanoso. Acor aceita é qualquer uma com ou sem marcações, ou ainda a mistura entre elas.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Moderada

Área de Criação:Grande

Temperamento:Territorial, amigável, protetor e inteligente.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1053 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários