Pastor de Shetland

pastor_de_shetland
Pastor de Shetland

Este pequeno cão, de aparência muito semelhante ao Collie, é originário das Ilhas Shetland, localizadas no norte da Escócia.

É provável que a raça tenha origem a partir de cruzamentos entre cães nativos da ilha com cães originários da Islândia e Groenlândia (Yakki) e cães tipo Collie (ancestral do Collie moderno e do Border Collie).

Desenvolvido para desempenhar tarefas de guarda e condução de rebanhos, o Pastor de Shetland guarda até hoje características especiais.

O instinto para guardar propriedades e dar alarmes torna o animal impar no trabalho com fazendeiros ou como guardiões do lar, uma herança de anos de constante vigilância necessária para proteger sítios, cabanas e rebanhos contra qualquer tipo de invasor.

Usado tanto como companhia quanto para o trabalho, este cão obedece com vontade e naturalidade, com pouco ou nenhum ensino. Não é a toa que exemplares da raça se tornaram campeões em provas de obediência.

Favoritismo tem motivos: Características como habilidade, rapidez, graça e agilidade para saltar sobre obstáculos, tornam esse cão fantástico no campo, floresta e no trabalho em fazendas, mas o que o torna ainda mais fascinante é sua natureza dócil, sua devoção e sua inteligência quase humanas.

No Brasil, os exemplares da raça também têm se destacado em provas de Agility, dividindo com os Borders o favoritismo nas competições.

Os Shelties são cães extremamente limpos, e, portanto não necessitam de banhos constantes. Uma escovação semanal é suficiente para manter sua pelagem limpa, vistosa e livre de nós. Banhos devem ser dados apenas quando necessário.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Condutor e Guarda de rebanhos, e companhia

Tamanho:37 cm para machos e 35,5 para fêmeas

Peso:6 a 12

Aspectos Gerais:porte pequeno, simétrico, vigoroso e robusto, na verdade, pode-se dizer que é uma miniatura do Collie pelo longo.

Pelagem:dupla com pelo áspero, longo e reto, subpelo curto, cerrado e muito abundante. Membros franjados até a altura dos jarretes, daí para baixo é curta e lisa. Na cauda, a pelagem é profusa. As cores podem ser preta, azul-merle e marta, variando do dourado ao mogno, marcados com quantidades variadas de branca e/ou castanho.

Longevidade:12 a 14 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:inteligente, dócil, companheiro, fiel e alerta.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
777 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários