Pastor dos Pirineus

pastor_dos_pirineus_pelo_longo
Pastor dos Pirineus

Existem duas variedades deste cão e origem francesa: O Pastor dos Pirineus de pelo longo de pelo curto, sendo que esta ultima possui pelo curto apenas na face.

Ambas apresentam exemplares bem resistentes, que suportam grandes variedades climáticas.

Como características principais estão a coragem e a determinação para defender seus donos e propriedades.

São cães inteligentes, decididos, afetivos e amorosos com a família.

Além da diferenciação de pelagem, as variedades desse pastor possuem outras diferenças sutis, como o tamanho do corpo – que é um pouco mais curto na de pelo curto em relação à de pelo longo – mas que foram suficientes para transformá-las em raças distintas.

As condições de isolamento criadas pelas barreiras naturais da região de origem são as principais causas dessa variação de pelagem.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Pastoreio, Guarda e Companhia.

Tamanho:38 a 56 cm

Peso:8 a 15

Aspectos Gerais:
Pirineus do Pelo Curto: é um cão de porte médio, se mostrando um dos mais leves entre os pastores. Apresenta o corpo um pouco mais curto em relação à variedade do pelo longo. As orelhas são cortadas relativamente curtas e arredondadas. A cauda é geralmente amputada.
Pirineus do Pelo Longo: é um cão de porte médio, ligeiramente mais longo do que alto, se mostrando um dos mais leves entre os pastores. As orelhas são cortadas, relativamente arredondadas. A cauda é geralmente amputada.

Pelagem:
Pirineus do Pelo Curto: apresenta pelagem média e difere da variedade de pelo longo especialmente no focinho, em qual o pelo é curto. A cor pode ser castanha, cinza, azul (ruão) e preta. Alguns pontos brancos são permitidos, embora não muito desejáveis.
Pireus do Pelo Longo: apresenta pelagem longa, felpuda, com tendência a encordoar quando não é tratada adequadamente. A pelagem conhecida como ?pelo de cabra? também se encaixava na variedade do pelo longo, sendo que esta apresenta comprimento médio e aparência felpuda. A cor pode ser castanha, cinza, azul (ruão) e preta. Alguns pontos brancos são permitidos, embora não muito desejáveis.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:é um cão inteligente, decidido, afetivo amoroso com a família.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - Jan Kehrl - www.wilde-kehrle.de
799 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
lowchen
Pequeno cão Leão (Löwchen)

Comentários