Pastor Maremano Abruzês

pastor_maremano_abruzes
Pastor Maremano Abruzês

Este cão italiano teve origem a partir do cruzamento de primitivos cães pastores que existiam na região da Toscana e do Lazio com cães até hoje utilizados para pastorear ovelhas nos Abruzes.

O uso de cães no pastoreio sempre foi um hábito típico dos pastores que vagavam por planíces e montanhas. Durante os meses de inverno, o rebanho pastava nas áreas ao longo da costa, especialmente em Maremma.

Com a chegada do verão, o calor secava as pastagens e os pastores de ovelhas subiam às montanhas dos Abruzzes com seus grandes cães brancos. Assim, esses cães passaram a ser conhecidos como Abruzzesse, ora como Maremanos.

Rústico, resistente e de porte majestoso, o Pastor Maremano Abruzesse se mostra corajoso, calmo e inteligente no trabalho. No Brasil, ainda são poucos os criadores da raça.

Mantido na propriedade como cão de guarda, é atento, distante com estranhos, mas sempre carinhoso com a família, demonstrando um cuidado especial com crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Guarda de Rebanho e Propriedade.

Tamanho:65 a 73 cm para machos e 60 a 68 cm para fêmeas

Peso:35 a 45 machos /30 a 40 fêmeas

Aspectos Gerais:é um cão de grande porte, fortemente construído, de aspecto rústico e, ao mesmo tempo, majestoso e distinto. A conformação geral é a de um cão pesado, cujo tronco é mais longo que a altura na cernelha, harmonioso em relação ao formato e aos perfis. A cauda é portada pendente em repouso; quando em movimento, é portada na linha de dorso com ponta bastante recurvada. É bem guarnecida de pelos abundantes, sem franja.

Pelagem:apresenta pelagem muito abundante. O pelo é longo, mais para áspero ao tato, bem assentado. Tolerada leve ondulação. Forma uma rica juba em torno do pescoço e franjas de comprimento limitado na face posterior dos membros. Entretanto, é curto no focinho, crânio, orelhas e nas faces anteriores dos membros. O comprimento do pelo no tronco atinge 8 cm. O subpelo é abundante somente durante o inverno. A cor é branca unicolor. São toleradas nuanças marfim, laranja pálido ou limão, embora em número limitado.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:sua função principal de cão de guarda e defesa do rebanho e das propriedades, em geral, se evidencia no modo que se cumpre esta tarefa, com perspicácia, coragem e decisão. O seu caráter, ainda que orgulhoso e alheio à submissão, sabe exprimir e uma ligação devotada ao seu dono e a tudo que o cerca.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://commons.wikimedia.org
497 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários