Pequeno Basset Griffon da Vendeia ou Petit Basset Griffon Vendéen

petit_basset_griffon_vendeen
Pequeno Basset Griffon da Vendeia ou Petit Basset Griffon Vendéen

A Raça surgiu em La Vendée (Vendeia), distrito na costa oeste da França, região sul da Bretanha.

Originalmente, era utilizada para a caça de lebres feita a pé e esses cães eram os preferidos, já que sempre ficavam junto aos caçadores, obedecendo prontamente suas ordens. Antigamente, era comum a variação grande e pequena aparecerem na mesma ninhada, pois o cruzamento entre as duas era permitido. S

ó houve uma atenção especial para padronizar oficialmente o tipo no final do século 19. E, apenas em 1950, um novo padrão separando os grandes dos pequenos Vendées foi oficializado. Apesar disso, os cruzamentos continuaram e, só em 1975, essa cruza foi definitivamente banida.

Ainda hoje é muito empregado na França e em outros países para caçar vários tipos de presas, como veados, porcos selvagens, lebres e aves. Mas para exercer sua função, como também ser um ótimo companheiro no lar, precisa de treinamento desde pequeno, para entender de quem é comando.

Uma vez ensinado, se mostra um excelente companheiro: amoroso, carinhoso e gentil com crianças e outros animais.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Caça (farejador) e Companhia

Tamanho:34 a 38 cm (há tolerância de 1cm para mais ou menos)

Peso:11,5 a 16 kg

Aspectos Gerais:na aparência geral, o Basset Griffon da Vendeia é um cão mais longo do que alto, com todos os Bassets, resistente, robusto de expressão doce, com orelhas longas e pendentes e cauda portada alta.

Pelagem:a pelagem é dupla com subpelo curto e denso. O pelo de comprimento médio é grosso e duro e, na cabeça, forma sobrancelhas voltadas para a frente, barba e bigode. A cor é preta com manchas brancas (branca e preta). Preta com manchas castanhas (preta e castanho). Preta com manchas areia. Fulvo com manchas brancas (branca e laranja). Fulvo com manto preto e manchas brancas (tricolor). Fulvo encarvoado. Areia encarvoada com manchas brancas. Areia encarvoada. Nomes tradicionais: pelo de lebre, pelo de lobo, pelo de texugo ou pelo de javali.

Longevidade:13 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:carinhoso, atencioso, gentil e devoto aos donos.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
620 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários