Podengo Canário

podengo_canario
Podengo Canário

O Podengo Canário, como o próprio nome sugere, teve seu desenvolvimento nas ilhas Canárias.

Eles podem ser vistos em grande quantidade em todas as ilhas, especialmente nas maiores, como Grande Canária e Tenerife. Mas, na verdade, o Podengo Canário tem origem egícpia, que remonta a era faraônica e foi levado ás ilhas Canárias pelos fenícios, gregros, cartagineses e, talvez até mesmo pelos próprios egícpios.

É um cão de caça ao coelho e, para exercer sua função, utiliza o apuradíssimo olfato, a visão e a audição, localizando a presa nos mais variados tipos de terreno.

É extremamente resistente, conseguindo perseguir coelhos em tocas, interior de grutas, tubos vulcânicos, paredes de pedra e matagais espinhosos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Espanha

Utilização:Caça ao coelho

Tamanho:55 a 64 cm para machos e 53 a 60 cm para fêmeas

Peso:16 a 22 quilos

Aspectos Gerais:Cão de porte médio, ligeiramente alongado, leptossômico (delgado), ligeiro e muito reistente. O esqueleto é bem desenvolvido.A ausência de camadas de gordura permite a observação das costelas, da coluna vertebral e dos ossos do quadril. A musculatura é extremamente desenvolvida, enxuta e mostrando as contrações musculares através da pele.

Pelagem:Pelo liso, curto e denso. A cor é preferencialmente vermelho e branco, ou vermelho pode ser mais ou menos intenso, indo do laranja ao vermelho escuro ( mogno). Todas as combinações destas cores.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Valente, nervoso, inquieto e irradiando dinamismo. Nobre, ma nunca agressivo.Inegavelmente dedicado ao seu dono. Suportam arduamente as mais rigorosas jornadas sem o menor sinal de fadiga.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://fr.academic.ru/dic.nsf/frwiki
609 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários