Podengo Português

podengo_portugues
Podengo Português

Cão do tipo primitivo, originou-se provavelmente dos antigos cães trazidos pelos Fenícios e Romanos para a Península Ibérica. Posteriormente teve influências sanguíneas de cães que acompanhavam os mouros durante as invasões no século VIII.

Pequenas Diferenças: O Podengo Pequeno é utilizado para procurar o coelho nas covas e entre as rochas, o Médio é aproveitado como cão de caça ao coelho e o Grande tem as características do Médio, diferindo apenas na grande corpulência, utilizado-o para a caça maior.

Todas as variedades são utilizadas também como cão de vigia e de companhia.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Portugal

Utilização:Caça, guarda e companhia

Tamanho:20 a 30 cm para Pequenos, 40 a 55 cm para Médios e 55 a 70 cm para os Grandes

Peso:4 a 6 quilos para os Pequenos, 16 a 20 quilos para os Médios e 20 a 30 quilos para os Grandes.

Aspectos Gerais:É um cão com orelhas eretas, cauda em foice, bem proporcionado com bom esqueleto e bem musculado, dotado de muita vivacidade e inteligência, sóbrio e rústico. Possui três tamanhos,nas variedades d pelo liso e cerdoso.

Pelagem:O pelo pode ser curto ou comprido, de grossura média, pelo liso quando curto ou pelo áspero (cerdoso) quando comprido. O pelo curto é mais denso do qeu comprido. Na variedade de pelo comprido e áspero, o pelo do focinho é comprido. Sem subpelo./r/n/r/nAs cores predominantes são amarelas, fulvo ( com as variedades do claro ou escuro) ou preta ( diluído ou desbotado); unicolores com ou sem manchas brancas, ou branco manchado com as cores listadas.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão bastante vivaz e inteligente, sóbrio e rústico.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://commons.wikimedia.org
541 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários