Pointer Inglês

pointer_ingles
Pointer Inglês

Há duas linhas de opiniões sobre a origem da raça: uma que teria surgido na Espanha e a outra que teria sido desenvolvida na Inglaterra em meados do século 17, a partir de cruzamentos de Bloodhounds, Greyhounds e Foxhounds.

Na verdade, os primeiros exemplares como conhecemos hoje, apareceram provavelmente ao final do século 19, na França, na Itália e em outras regiões da Europa.

Como seu nome indica, era empregado para aponte na caça de aves e animais de toca, ou seja, o cão fica parado indicando ao caçador o local onde a presa se encontra.

O Pointer Inglês é ideal para terrenos de grandes extensões, onde pode desenvolver o seu galope.

Os cães da raça passaram a ser vistos em exposições a partir de 1859, em Northumberland, Condado da Inglaterra. Menos de 20 anos depois, havia mais de 100 Pointers inscritos na mais popular exposição do mundo, a Westminster Kennel Club.

De temperamento independente e corajoso, é um cão de grande vigor físico, agilidade e disposição. Porém, como todo Pointer, precisa de bastante espaço para se exercitar.

Como animal de estimação, é dócil e bem disposto.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Caça.

Tamanho:63 a 69 cm para machos e 61 a 66 cm para fêmeas.

Peso:20 a 33 quilos.

Aspectos Gerais:Ágil e gracioso, com a cauda balançando de lado a lado no ritmo das passadas. A cabeça altiva com expressão inteligente e alertas e complementa com corpo musculoso e elegante, formando um conjunto que é considerado por muitos especialistas como um dos mais belos entre as várias raças de cães.

Pelagem:Curta, fina, dura e igualmente distribuída, perfeitamene lisa, reta e com brilho, com as cores variando em tons de marom-claro até fígado e preta, combinando sempre com o branco ou outra cor sólida. As cores mais comuns são limão e branca, laranja e branca, fígado e branca e preta e branca. Unicolor e tricolor também são corretas. O focinho pode ser preto ou marrom, nos cães mais escuros, e avermelhado ou marrom-claro, nos de pelagem mais clara.

Longevidade:13 a 14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Independente, corajoso, disposto e dócil e carinhoso.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
482 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
poodle
Poodle

Comentários