Pastor Polonês da Planície Ou Polski Owczarek Podhalanski

polski_owczarek_podhalanski
Pastor Polonês da Planície Ou Polski Owczarek Podhalanski

Parente próximo do Kuvasz Húngaro e o Kuvac Esloveno, este cão de origem polonesa foi desenvolvido na região dos Montes Tatra. Entre as qualidades da raça, destacam-se a sensibilidade, a coragem e a independência.

É um cão sempre alerta e pronto para defender o dono e a propriedade. Uma característica marcante nos exemplares da raça é a longa pelagem, que é autolimpante.

O Pastor Polonês é usado para desempenhar diversas funções: atua como protetor de rebanhos, desempenha tarefas de defesa pessoal e guarda em fábricas, trabalha como cão de tração, puxando carrinhos que transportam leite, pães e frutas, e ainda é selecionado para serviços policiais, militares ou como cão guia.

A pelagem do Pastor Polonês tem também grande valor econômico, sendo utilizada em tapeçarias, estofamentos e artigos finos de lã.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Polônia

Utilização:Pastoreio, Guarda e Companhia.

Tamanho:61 a 86 cm

Peso:45 a 68

Aspectos Gerais:é m cão de grande porte, pesado, mas surpreendentemente veloz e ágil. Possui boa musculatura, ossatura pesada, crânio largo e grande, orelhas pendentes e cauda bem emplumada e portada baixa.

Pelagem:é dupla com subpelo lanoso e pelo longo, grosso, forte podendo ser liso ou ondulado. A cor é sempre branca ou branca creme.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:é um cão independente, autosuficiente e corajoso.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.podhalany.wortale.net
853 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários