Poodle

poodle
Poodle

São quatro variações da raça: Toy, Anão, Médio e Standard. Todas apresentam o mesmo padrão, com exceção de tamanho e peso. Apesar da popularidade na França, acredita-se que a raça tenha se originado na Alemanha.

Por muitos anos, foi considerado o Cão Nacional da França, onde era admirado por sua inteligência e habilidade e normalmente utilizado como retriever (que recolhe e traz a caça) e cão de circo.

Eles são muito inteligentes, alegres, brincalhões, afetivos e muito ativos. A variedade Standard é a mais antiga das quatro e ganhou fama especial como cão d´água. As outras apareceram pouco depois, logo que a raça assumiu o padrão que é reconhecido atualmente.

POODLE STANDARD

É uma raça grande e extremamente ativa, que inicialmente foi criada e utilizada como cão de pastoreio e ainda ajudava a retirar a caça (patos e marrecos) da água. Em meados do século XVIII também foram muito utilizados em circos acompanhando palhaços e artistas de rua.

O Poodle é considerado uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento. Cães muito semelhantes ao Standard foram encontrados em moedas gregas e romanas, normalmente com a tosa leão. Por muito tempo os cães da raça foram utilizados para farejar trufas.

Nos anos 70, a raça foi utilizada em filmes célebres, destacando-se o personagem Monsieur Cognac, protagonizado por um Poodle Standard.

Por ser extremamente alegre, brincalhão e inteligente, o Poodle Standard torna-se um excelente companheiro, função que exerce com maestria, tornando-se cada vez mais um efetivo membro da família.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Companhia.

Tamanho:
POODLE ANÃO: Acima de 28 cm até 35 cm.
POODLE MÉDIO: Acima de 35 cm até 45 cm.
POODLE TOY: Acima de 24 cm até 28 cm (a altura ideal é 25 cm).
POODLE STANDARD: 45 a 60 cm, com tolerância máxima de 2 cm a mais.

Peso:Proporcional ao tamanho.

Aspectos Gerais:
POODLE ANÃO: Perfil quadrado, bem estruturado, proporcional, de expressão inteligente e com musculatura bem forte, o que lhe dá a agilidade característica da raça. A cauda é cortada a 1/3 de seu comprimento. O Poodle Anão deve exibir em seu conjunto o aspecto de um Poodle Médio reduzido, conservando, do mesmo modo, as mesmas porporções, sem apresentar qualquer característica de nanismo.

POODLE MÉDIO: Perfil quadrado, bem estruturado, proporcional, de expressão inteligente e com musculatura bem forte, o que lhe dá a agilidade característica da raça. A cauda é cortada a 1/3 de seu comprimento.

POODLE TOY: Perfil quadrado, bem estruturado, proporcional, de expressão inteligente e com musculatura bem forte, o que lhe dá a agilidade característica da raça. A cauda é cortada a 1/3 de seu comprimento. O Poodle Toy conserva, em seu conjunto, o aspecto de um Poodle Anão e as mesmas proporções gerais correspondendo a todas as exigências do padrão. Qualquer sinal de ""nanismo"" é excluído, somente a crista occipital pode ser um pouco menos acentuada.

POODLE STANDARD: Perfil quadrado, bem estruturado, proporcional, de expressão inteligente e com musculatura bem forte, o que lhe dá a agilidade característica da raça. A cauda é cortada a 1/3 de seu comprimento.

Pelagem:
POODLE ANÃO: Pode ser de pelo encaracolado ou cacheado. Quando cacheado, o pelo deve ser abundante de textura fina, lanoso, bem ondulado, elástico e resistente à pressão da mão. Espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais. Já o encordoado deve apresentar pelo abundante, de textura fina, lanoso e fechado, formando cordões bem característicos. Devem medir, ao menos, 20 cm. As cores são muito variadas, podendo ser preto, branco, marrom, abricó, cinza e fulvo-avermelhado.

POODLE MÉDIO: Pode ser de pelo encaracolado ou cacheado. Quando cacheado, o pelo deve ser abundante de textura fina, lanoso, bem ondulado, elástico e resistente à pressão da mão. Espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais. Já o encordoado deve apresentar pelo abundante, de textura fina, lanoso e fechado, formando cordões bem característicos. Devem medir, ao menos, 20 cm. As cores são muito variadas, podendo ser preto, branco, marrom, abricó, cinza e fulvo-avermelhado.

POODLE TOY: Pode ser de pelo encaracolado ou cacheado. Quando cacheado, o pelo deve ser abundante de textura fina, lanoso, bem ondulado, elástico e resistente à pressão da mão. Espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais. Já o encordoado deve apresentar pelo abundante, de textura fina, lanoso e fechado, formando cordões bem característicos. Devem medir, ao menos, 20 cm. As cores são muito variadas, podendo ser preto, branco, marrom, abricó, cinza e fulvo-avermelhado.

POODLE STANDARD: Pode ser de pelo encaracolado ou cacheado. As cores são muito variadas, podendo ser preto, branco, marrom, abricó, cinza e fulvo-avermelhado.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:Inteligente, alegres, brincalhões, afetivos e muito ativos.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
994 Visualizações

 

Veja também:

pastor_alemao
Pastor Alemão
kromfohrlander
Kromfohrländer

Comentários