Pumi (Hungarian Pumi)

pumi
Pumi (Hungarian Pumi)

Durante muitos anos Pumi e Puli foram considerados cães da mesma raça, ocorrendo sua distinção em 1920. Os cães da raça têm temperamento agitado e vivo, são afetuosos com seus donos e possuem bom olfato.

O Pumi, criado exclusivamente para o pastoreio, passou a ser utilizado como cão de guarda e depois como cão de estimação.

Acredita-se que os ancestrais do Pumi foram levados para a Hungria pelos Magyars – um povo que ocupou a região há mais de 1.000 anos.

Com o repovoamento da Hungria no século XVII, foram introduzidos novos cães pastores da França e Alemanha na região. o Pumi surgiu do cruzamento destes com o Puli.

Na década de 80, a agilidade da raça a levou as pistas de Agility, passando também a se destacar no esporte.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Hungria

Utilização:Pastoreio e Companhia

Tamanho:41 a 47 cm para machos e 38 a 44 cm para fêmeas

Peso:10 a 15 machos / 8 a 13 fêmeas

Aspectos Gerais:é um cão de porte médio, ágil, alerta e bem ativo. Possui orelhas eretas, quadradas e com as pontas dobradas para frente. A cauda é portada alta e enrolada sobre o dorso.

Pelagem:apresenta pelagem moderadamente longa e encordoada, com pelos mais curtos na face e nos membros. O pelo não deve ser liso nem encordoado como o do Puli. A pelagem deve ser de coloração uniforme, mas não pode ser rajada. São aceitas as cores: preta, marrom, avermelhada, branca e todos os tons de cinza.

Longevidade:12 a 13 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:é um cão que aprende rápido, ativo, alerta e disposto. Muito afetivo com os seus, mas desconfiados com estranhos.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://commons.wikimedia.org/wiki
233 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
papillon
Papillon

Comentários