Rafeiro do Alentejo

rafeiro_do_alentejo
Rafeiro do Alentejo

Nascido na região do Alentejo, de clima continental, ao sul de Portuga, resulta do cruzamento de raças locais.

O Rafeiro do Alentejo e Cão da Serra da Estrela possuem a mesma origem, com antepassados comuns, entre eles o Mastim Espanhol. Desenvolvido na planície, o Rafeiro, tornou-se o cão mais robusto e de maior porte entre as raças portuguesas.

A raça firmou-se no final do século XIX, atuando como cão de guarda, defesa, acompanhando os rebanhos e como cão de montaria, participando das matilhas na caça grossa.

O Rei D. Carlos possuía inúmeros exemplares da raça e os utilizava na caça ao javali e a outros animais de grande porte.

Há registros fotográficos que mostram o Rei aompanhado de sua Matilha de Rafeiros de Alentejo. Em 1974, a raça quase foi extinta.

Os dirigentes da Unidade Coletiva de Produção não aceitavam a fidelidade desses cães com os antigos donos da terra e, por isso, os matavam.

A raça foi resgatada graças à dedicação de cinófilos apoiados pela Universidade de Évora e pela criação do Clube da raça. Excelente pastor, é atualmente utilizado como cão de guarda. O Rafeiro do Alentejo é rústico, poderoso, trabalhador, corajoso e sóbrio.

Com o dono é um cão fiel e afetuoso, mas mostra-se agressivo com estranhos. Requer uma educação firme.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Portugal

Utilização:Guarda, casa e rebanhos.

Tamanho:66 a 74 cm para machos e 64 e 70 cm para fêmeas.

Peso:40 a 50 quilos para machos e 35 a 45 quilos para fêmea.

Aspectos Gerais:Cão de grande porte, poderoso, rústico e sóbrio. Tem perfil ligeiramente convexo, a estrutura geral é mais longo do que larga. A cauda é inserida em uma latura média; grossa, longa, ligeiramente curvada, mais voltada para a ponta, mas nunca quebrada.

Pelagem:O pelo é curto ou, de preferência, de comprimento médio, pesado, denso, reto e cobrindo o corpo uniformemente até o espaço entre os dedos. As cores são preta, cor de lobo, fulvo ou amarela com manchas brancas ou branca com manchas destas cores, rajadas, riscadas ou tigradas.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Moderada

Área de Criação:Grande

Temperamento:É um cão fiel, afetuoso e próximo do dono. Porém mostra-se agressivo com desconhecidos e predadores.

Atividade Física:Média

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
851 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_fila_sao_miguel
Cão Fila de São Miguel

Comentários