Rastreador Brasileiro

rastreador_brasileiro
Rastreador Brasileiro

Desenvolvida na década de 1950, pelo gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Oswaldo Aranha Filho, a raça Rastreador Brasileiro teve origem no cruzamento de cães de diferentes raças, entre as quais destacam-se: Foxhound Americano, Black And Tan Coonhound, Petit Bleu de Gascogne, Black And Tan Hound Inglês, Bluetick Hound Americano e o Veadeiro Pampeano.

A ideia era criar um cão de porte atlético, resistente às intempéries e ao terreno, e apto a caçar onças e porcos do mato. Após alguns anos de trabalho, Aranha Filho viu a raça ser reconhecida internacionalmente pela FCI, em 1967. Porém seis anos depois a raça era declarada extinta, já que todos exemplares da criação de Aranha Filho tinham sido mortos por consequência de uma doença causada por carrapatos.

O fato foi narrado a FCI e o cancelamento do registro foi solicitado. A recuperação da raça só foi possível porque antes de ser considerada extinta, vários cães machos foram doados a caçadores de algumas regiões do país. Estes animais foram acasalados com fêmeas de raças como Foxhound. Criado principalmente em áreas rurais, o Rastreador Brasileiro pode ser encontrado em diversas regiões do Brasil, de norte a sul.

Cão de porte atlético, resistente às intempéries e ao terreno, e apto a caçar onças e porcos do mato.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Brasil

Utilização:Caça.

Tamanho:56 a 63 cm para fêmeas e 60 a 65 cm para machos.

Peso:Padrão não comenta.

Aspectos Gerais:Cão forte e rústico. Alegre, vivaz e não agressivo. Possui excelente olfato e capacidade venatória acima da média. É muito resistente e persistente, corre durante horas em mau terreno e com muito calor. Dócil e leal. Ótimo caçador. A cauda é em forma de sabre, sem desviar-se para os lados. Trazida baixa durante o repouso e em bandeira quando atento ou em movimento.

Pelagem:Apresenta pelo raso, acamado, curto, denso e um pouco duro ao tato. A cor é azulino, fundo branco todo manchado de azul, os membros anteriores e posteriores podem ser manchados de castanho (semelhante ao Bluetick e ao Bleu de Gascogne); fundo branco com grandes manchas de uma ou duas cores, preta ou castanha (semelhante ao Foxhound Americano e ao Walkerhound); cabeça, dorso, lombo e cauda pretos; peito, ventre e parte externa dos membros pardos (semelhante ao Black and Tan Coonhound.

Longevidade:10 a 14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão tranquilo e equilibrado, apegado ao dono e reservado com estranhos, autoconfiante, intrépido e dócil, sem ser tímido nem agressivo.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora Minuano
738 Visualizações

 

Veja também:

cao-do-barrocal-algarvio2
Cão do Barrocal Algarvio
Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food

Comentários