Rhodesian Ridgeback

rhodesian_ridgeback
Rhodesian Ridgeback

A raça se originou por volta de 1700, a partir de um cão de caça meio selvagem conhecido por Hottentot, que tinha uma pelagem muito característica, na qual o pelo das costas na linha da coluna formavam uma crista, crescendo para frente, em sentido contrário do restante do corpo.

O cruzamento dos cães trazidos por imigrantes com esse nativo deu origem aos atuais Ridgebacks, que supriam as necessidades dos fazendeiros locais.

Chamado também de African Lion Hound (Hound de Leão Africano), é nativo da África do Sul e tem sido criado pelos fazendeiros Boers (nativos descendentes de colonizadores holandeses) para trabalho de caça pesada na mata.

Os Boers usavam-no na caça de perdizes, lebres, doninhas e também animais de grande porte como leões.

Esses cães aguentam o rigor da selva africana, onde a temperatura é altíssima durante o dia, caindo para 0º, à noite. Também conseguem permanecer 24 horas ou mais sem beber água. Além de tudo, se mostram grandes guardiões da família, são limpos, fáceis de serem mantidos, não são barulhentos nem briguentos .

No Brasil, já se encontram excelentes exemplares.

A raça vem ganhando popularidade crescente devido às suas qualidades inatas, principalmente pela obediência e fácil aprendizado, sua natureza dócil, desejo constante de agradar seu mestre e o carinho por crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:África do Sul

Utilização:Levantador de Caça e Companhia

Tamanho:61 a 66 cm para fêmeas e 63 a 69 cm para machos

Peso:36,5 kg para machos e 32 kg para fêmeas.

Aspectos Gerais:sua aparência geral é de um cão forte, ativo, simétrico de forte musculatura, resistente e veloz. A característica mais marcante que identifica a raça é o pelo na linha do dorso crescendo na direção oposta ao restante do corpo (Ridge), como coroa completa na cernelha.

Pelagem:sua pelagem é curta, densa e brilhante com cor trigo pálido, ou fulvo avermelhado. Admite-se uma pequena mancha branca no peito e a ponta dos dedos.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Grande

Temperamento:dócil, obediente, inteligente, fiel e carinhoso, principalmente com crianças.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
860 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
basset_fulvo_da_bretanha
Basset Fulvo da Bretanha

Comentários