Rottweiler

rottweiler
Rottweiler

As raízes da raça são antigas e há controvérsia mesmo entre especialistas. Segundo a maioria, ele seria descendente de um molosso originário do Mastim do Tibete, levado pelos romanos que estabeleceram uma importante base militar na região que compreende Rottweil. Allgau e Neckar.

A princípio, foi criado para servir como pastor e guarda de rebanhos. Depois da expulsão dos romanos, os germânicos os teriam mantido nas mesmas funções, uma vez que havia muito gado na região.

Para desempenhar suas funções, ele deveria ser um cão forte, vigoroso e leal, características que manteve até hoje. O Rottweiler é um cão amável e obediente ao dono.

Seu comportamento está intimamente ligado ao tratamento que recebe ainda filhote. Além disso, é muito inteligente, devotado, corajoso e equilibrado, qualidade que o capacita a ser um excelente cão de guarda sendo usado nessas funções pela maioria dos policiais do mundo.

É consenso entre os criadores que o instinto de proteção da raça com relação ao dono é tão grande, que se ele for ameaçado, a reação do cão será bem mais rápida e eficiente e o ataque mais forte do que nos casos em que não há ameaça ao dono. O Rottweiler tem um espírito de liderança bem aguçado, por isso, é preciso que seu dono saiba lidar com ele.

Astor Von Der Westfallenstube foi, oficialmente, o primeiro Rottweiler a colocar as patas no Brasil. O ano era 1967. Ele foi trazido aos dois anos de idade pelo seu dono, Dimiter Ratcho Petrof e morreu sem ser acasalado.

A cidade de Rottweiler, na Alemanha, foi a responsável pelo nome da raça, que inicialmente foi chamada de Rottweiler Metzgerhund (Cão de Açougueiro de Rottweil). Somente lgum tempo depois o nome foi abreviado para Rottweiler, que em alemão significa ʼcão de Rottweilʼ. Já o nome Rottweil foi dado à cidade em função das telhas de terracota utilizadas nas casas e chamadas pelos arqueólogos de ʼDas Rote Willʼ, que significa ʼterra vermelhaʼ.

Não requer muitos cuidados, além de uma escovação diária de seu pelo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Alemanha

Utilização:Tração, guarda e boiadeiro.

Tamanho:61 a 68 cm para machos e 56 a 63 cm para fêmeas.

Peso:50 quilos para machos e 42 quilos para fêmeas.

Aspectos Gerais:Robusto e àgil, tendo o corpo relativamente curtoe uma força enorme para seu tamanho, sem se mostrar pesado nem leve.

Pelagem:Curta, densa e reta, sem subpelo no pescoçoenas perna, sempre na cor preta, com marcações fogo tan.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Alta

Área de Criação:Grande

Temperamento:Muito inteligente, devotado, corajoso e equilibrado.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
819 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
cao_de_fila_sao_miguel
Cão Fila de São Miguel

Comentários