Setter Gordon

setter_gordon
Setter Gordon

O Setter Gordon teve sua origem na Escócia, sabendo-se de exemplares desde 1620, tendo sido muito popular entre caçadores escoceses por seu dom indiscutível para caça de aves.

Apesar das várias semelhanças físicas com o Inglês e o Irlandês, se diferencia por ser pouco mais baixo, ossatura mais pesada e principalmente pela eficiência nas competições de caça no campo , pois mesmo sendo um pouco lento, possui um faro excepcional e quando faz o aponte, o caçador pode ter certeza quase absoluta de encontrar pássaro no local.

Essas características o tornam preferido pelos esportistas, enquanto os outros Setters têm a preferência dos apreciadores de cães maiores e de exposições de beleza.

Ao final de um dia de trabalho, ele adora dormir ao lado dos seus donos, sendo muito cauteloso com estranhos e extremamente leal com a “sua família”.

O Gordon é uma rara combinação em um mesmo cão de beleza aristocrática, inteligência aguçada, extrema habilidade para caça esportiva e um calmo protetor da família.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Cão de caça.

Tamanho:58 a 68 cm.

Peso:20 a 36 quilos.

Aspectos Gerais:Cão elegante, constituído para o galope. Consistente com sua construção que pode ser comparada a um ""hunter"" (cavalo de caça capaz de carregar peso). Simétrico em toda sua conformação.

Pelagem:Pelo na cabeça, na frente das pernas e na ponta das orelhas, curto e fino; moderadamente longo, plano e livre de cachos ou ondulações em todas as outras partes do corpo. As franjas, na parte superior das orelhas, são longas e sedosas; atrás das pernas, são longas, finas, planas e retas; franjas no ventre podem se estender até o peito e garganta. Tão livres quanto possível de cachos e ondulações. A cor é preto profundo e brilhante sem sinal de ferrugem, com marcas de castanho vermelho vivo. Traços pretos nos dedos e marcas pretas abaixo dos maxilares, são permitidos.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Moderada

Área de Criação:Média

Temperamento:Inteligente, capaz e digno. Corajoso, sociável, de natureza gentil e calma.

Atividade Física:Média

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
291 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários