Setter Irlandês Vermelho

setter_irlandes_vermelho
Setter Irlandês Vermelho

Desenvolvido na Irlanda como um cão de trabalho, especialmente para a função de caça, originou-se do cruzamento do Setter Irlândes Vermelho e Branco e de um cão desconhecido, cuja coloração da pelagem era vermelho sólido.

Somente em 1870, através de um trabalho sério de seleção realizado pelo criador Maurice OʼConnor, o Setter Irlândes Vermelho começou a fixar suas características, formando um cão inteligente, robusto, muito resistente, exímios caçador, dono de um porte nobre, personalidade marcante e uma pelagem que apresenta textura e coloração vivas.

No Brasil, o Setter é criado muitas vezes como companhia e utilizado para tarefa de cão de alarme, trabalho que desempenha com sucesso. Os exemplares costumam ser ativos e brincalhões e toda esta energia requer espaço para ser gasta.

Foram desenvolvidos para a prática da caça e, por isso, contam com excelente faro aliado à velocidade resistência física.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Irlanda

Utilização:Caça e companhia.

Tamanho:58 a 67 cm para machos e 55 a 62 cm para fêmeas.

Peso:Proporcional ao tamanho.

Aspectos Gerais:É um ativo e aristocrático cão passarinheiro, de cor tipicamente vermelha e elegância incontestável. As orelhas são longas e caídas. No campo é um caçador de movimentos rápidos e no lar é doce e excelente companhia. Pelas suas linhas, é considerado por vários artistas como o mais belo dos cães, tanto parado quanto em movimento.

Pelagem:Na cabeça, na frente das pernas e nas bases das orelhas, o pelo é curto e fino; nas outras partes do tronco e membros deve ser de comprimento médio, plano e sem possibilidade de ser ondulado e crespo. As franjas na parte superior das orelhas são longas e sedodas; na parte traseira das pernas anteriores e posteriores os pelos são longos e finos; o ventre é bem franjado, formando franjas que podem se estender até o peito e a garganta. patas bem franjadas entre os dedos. Cauda com franjas moderadamente longas, diminuindo de comprimento quando se aproxima da ponta. Todas as franjas são retas e planas. A cor é rico-castanho sem traço de preto; branca no peito, garganta e dedos, uma pequena estrela branca na testa ou listra branca estreita no focinho ou na face são permitidas.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Muito ativo, inteligente, dócil, calmo, fiel, adora brincar e participar de atividades esportivas.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
790 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários