Setter Irlandês Vermelho e Branco

setter_irlandes_vermelho_branco
Setter Irlandês Vermelho e Branco

Há duas versões para o surgimento da raça: uma é a de que seria resultado do cruzamento do Spaniel Dʼágua Irlândes com o Terrier Irlândes, e outra que a raça teria se originado do cruzamento de diversas raças como o Setter Inglês, Spaniels, Pointer e Gordon Setter. A segunda versão é a mais aceita por especialistas.

O Setter Irlândes Vermelho e Branco e o Setter Irlândes Vermelho eram considerados a mesma raça até meados do século XIX.

A raça tem aptidão esportiva, se mostrando um excelente cão de tiro. No entanto, a beleza e docilidade presentes na raça fazem com que os exemplares sejam criados, na maioria das vezes, como cães de companhia.

Um Setter não gosta de ficar muito tempo longe da família e, apesar de se mostrar agitado, sempre arruma um tempinho para ficar deitado ao lado do dono.

Exímio caçador, conta com excelente faro aliado à velocidade e resistência física. Os exemplares costumam ser ativos e brincalhões e precisam de espaço para gastar esta energia.

A lealdade e o apego ao dono são fortes características da raça.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Irlanda

Utilização:Caça e companhia.

Tamanho:62 a 66 cm para machos e 57 a 61 cm para fêmeas.

Peso:Proporcional ao tamanho.

Aspectos Gerais:É um ativo e aristocrático cão passarinheiro, de cor tipicamente vermelha e elegância incontestável. As orelhas são longas e caídas. No campo é um caçador de movimentos rápidos e no lar é doce e excelente companhia.

Pelagem:Sua pelagem é longa na parte superior das orelhas, na face posterior dos membros com franja que se estende pelo antepeito, na garganta e na cauda diminuindo em direção à ponta. Na cabeça, face anterior dos membros e ponta das orelhas é curta. Toda a pelagem é lisa e bem assentada. A cor de base é a branca com manchas vermelhas sólidas (ilhas bem definidas de cor vermelha), ambas as cores devem se mostrar extremamente vivas e viçosas. Pequenos salpicos sem pelos mesclados são permitidos ao redor da face e nas patas até os cotovelos, e, nos posteriores até os jarretes. Pelos mesclados, manchas salpicadas ou mosqueadas em qualquer outra parte do corpo são indesejáveis.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Muito ativo, inteligente, dócil, calmo, fiel, adora brincar e participar de atividades esportivas.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
680 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários