Shar-pei

sharpei
Shar-pei

Provavelmene o Shar-pei tem suas raízes em uma pequena Vila na província de Tai-Li, em Kwantung, e existe há séculos nas províncias do sudoeste da China, aparentemente desde a Dinastia Han, 200 a.C.

Um manuscrito chinês do século 18 foi traduzido e fazia referência a um cão cheio de pregas que lembrava muito o Shar-pei atual.

Uma das características marcantes do Shar-pei é a pele pregueada (pele de areia) e a língua azul, semelhante ao Chow-Chow.

Nos tempos, sua história é imcompleta. A população de cães dessa raça foi praticamente extinta, nenhum era visto nas cidades e poucos restavam nas áreas rurais.

Depois de 1968, a Associação do Kennel de Hong Kong e a de Kow-loon estabeleceram um padrão para a raça e começaram a registrá-la.

Ainda hoje são responsáveis pelos registros e vários clubes e asociações foram criados em Taiwan, Japão, Coreia, Canadá, Grã-Bretanha e em alguns outros países da Europa.

O Shar-pei é um cão inteligente, digno, carrancudo, independente e reservado com estranhos e estremamente devoto à sua família, fazendo de tudo para protegê-lo de qualquer perigo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:China

Utilização:Guarda e defesa.

Tamanho:44 a 51 cm.

Peso:proporcional ao tamanho.

Aspectos Gerais:Compacto de estatura mediana, sólido e de perfil quadrado. Sua pele é uma profusão de pregas finas, que cobrem a testa e as bochechas e se prolongam para baixo, formando pesadas barbelas.

Pelagem:Pelo bem curto, eriçado e rígido ao toque. A cor pode ser, acaju, marrom-escuro, bege e creme bem frequentemente em degradê.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:Alerta, inteligente, devoto, digno, carrancudo, independente e reservado com estranhos.

Atividade Física:Média

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
979 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários