Smoushond Holândes

smoushond_holandes
Smoushond Holândes

O reconhecimento oficial da raça veio no começo do século XX, onde os Smoushonds ganharam muita popularidade como cães de companhia entre as famílias holandesas, mas apesar disso, a raça foi declarada extinta depois da Segunda Guerra Mundial.

O cão de guarda Holândes, como um típico terrier, é um excelente caçador de roedores, principalmente ratos e sua grande disposição o torna também um excelente cão de alarme.

Eles são inteligentes, amigos, companheiros e afetivos com crianças, em resumo, são excelentes cães de companhia no lar.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Holanda

Utilização:Companhia.

Tamanho:Entre 37 e 42 cm para machos e entre 35 a 40,5 cm para fêmeas.

Peso:9 a 10 quilos

Aspectos Gerais:Cão de pelagem rústica, vivaz, ativo, forte e construção quadrada. As fêmeas podem ter o corpo levemente mais alongado. Tendo a construção e a estrutura muscular capazes de permitir habilidade para seguir um cavalo e a carruagem, como também caçar ratos nos estábulos; os ""Smous"" eram antigamente chamados de ""Gentis Cães de Estábulos"", ou ""Cães de Cocheiros"". Consequentemente não deve existir qualquer sugestão de rudeza ou falta de refinamento.

Pelagem:No corpo: àspero, duro, resistente, retoe mostrando que sua presença é realmente importante na pelagem completa, com um comprimento de aproximadamente 4 a 7 cm. Não encaracolado, ondulado ou lanoso; uma tendência ao emaranhadoé uma falta grave. O subpelo deve ser suficiente para proteger o cão das intempéries. Uma linha de separação dos pelos sobre o dorso indica que o pelo está longo, macio demais e que está faltando subpelo. Nas pernas: pelagem de comprimento médio, não denso, apontando para trás, sugerindo discreta franja. Falta: pelagem.

Longevidade:10 a 12 a nos.

Agressividade:Alta

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Afetivo, alegre, amigo, livre; nem hiperativo, nem amedrontado, esganiçado ou inclinado a fugir facilmente.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
528 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários