Spaniel D’água Irlandês

spaniel_dagua_irlandes
Spaniel D’água Irlandês

Conhecido como ‘Palhaço dos Spaniels’ por apresentar um topete entre os olhos, a raça é bem antiga, mas sua origem é desconhecida. Acredita-se que os Spaniels d’água tenham origem nos cães da Pérsia, introduzidos na Irlanda pela Espanha.

Usados para caça de aves na Irlanda desde 1600, os Spaniels d’água da variedade South provavelmente tenham contribuído para a formação do atual Spaniel d’água Irlandês.

Na segunda metade do século XIX, a raça alcançou destaque em exposições e o clube do Spaniel d’água Irlandês foi criado em 1890 para promover a raça. Esses cães apresentam grande habilidade na caça de aves em água e, em alguns países, também são utilizados para recolher a caça. Com a família, se mostram bastante apegados aos donos, mas arredios com estranhos.

Esses cães apresentam grande habilidade na caça de aves em água e, em alguns países, também são utilizados para recolher a caça. Com a família, se mostram bastante apegados aos donos, mas arredios com estranhos.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Irlanda

Utilização:Caça e aponte.

Tamanho:51 a 56 cm para fêmeas e 53 a 59 cm para machos.

Peso:Padrão não comenta.

Aspectos Gerais:É um cão inteligente, de aparência saudável, fortemente construído, compacto ou vigoroso. A cauda é lisa, forte e grossa na raiz, onde aproximadamente 10 cm são cobertos com pelos mais curtos que formam pequenos caracóis e gradualmente afilando, terminando em um ponto bem fino. Ela não deve ser longa o bastante para atingir os jarretes, e deve ser portada quase no nível da linha superior, em linha reta.

Pelagem:O pelo é denso, firme, crespo, inteiramente livre de lanosidade, mas com uma oleosidade natural. As costas e laterais do pescoço devem ser cobertas com caracóis similares aos do corpo. A garganta deve ser lisa e os pelos lisos dão uma forma de “V” que vai da parte posterior do maxilar interior até o osso esterno. Os membros dianteiros cobertos por franjas, que devem ser abundantes em torno deles, embora mais curto na frente. Abaixo dos jarretes, os posteriores devem ser lisos na frente, mas franjados atrás, até as patas. A cor é marrom avermelhada, muito vibrante; mancha branca no peito é indesejada.

Longevidade:12 a 13 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão orgulhoso, combinando inteligência à resistência, possui temperamento audacioso e corajoso, imenso vigor e lealdade. Um bom cão de família, dotado de senso de humor, mas reservado com estranhos.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora Minuano
322 Visualizações

 

Veja também:

spaniel_dagua_americano
Spaniel D’água Americano
spaniel_tibetano
Spaniel Tibetano

Comentários