Spaniel Francês

spaniel_frances
Spaniel Francês

Este belo Spaniel ganhou fama pela primeira vez na Idade Média com um cão utilizado para caça. Descendente direto dos cães de caça descritos por Gaston Phoebus, o Spaniel Francês encontrou um lugar seguro na realeza de Versailles, durante o século XVII, onde caçava perdizes e faisões.

Ele se tornou tão popular nesta época que fotos desses cães são encontradas em obras e gravuras de 1600. Seus ancestrais estão provavelmente na origem das diversas variedades de spaniels de caça. Através de seleção, ele se tornou um elegante e atlético cão, apontado muito firmemente, e que hoje brilha nas provas de trabalho.

O primeiro standard foi elaborado em 1891 por James de Connick. Ele foi revisado por várias vezes, sendo adaptado ás diversas evoluções da raça.

O primeiro Clube da raça foi fundado em 1921, na França. Seu presidente era o sacerdote Fournier, que reconheceu a utilidades e méritos destes cães. Ele identificou suas características, reuniu os melhores exemplares disponíveis e trabalhou incansavelmente para reconstruir as linhagens que são responsáveis pelos atuais Spaniels Franceses.

É um cão equilibrado, franco, gentil calmo e dócil.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Caça

Tamanho:56 a 61 cm para os machos e 55 a 59 cm para fêmeas

Peso:24 a 25 kg

Aspectos Gerais:Cão de tamanho médio, elegante e musculoso, mediolíneo, do tipo bracóide. Sua harmoniosa construção proporciona a energia e resistência essenciais para sua função. A ossatura é forte, sem ser grosseira. Possui cauda não cortada, atingindo a ponta do jarrete, não desviada, inserida abaixo da linha superior. Portada obliquamente, curvando-se para baixo na raiz e curvando-se mais ou menos para cima em sua ponta. Forte na raiz, ela diminui progressivamente para a extremidade. Guarnecida de franjas sedosas, ondulantes e longas, começando a alguns centímetros da raiz, os pelos ficam mais longos no meio e diminuem progressivamente até a extremidade.

Pelagem:Possui pelo longo e ondulado sobre as orelhas, ultrapassando suas cartilagens assim como na parte traseira dos membros e na cauda. Plano sedoso e bem denso sobre o corpo, com algumas ondulações atras do pescoço e acima da raiz da cauda. Curta e fina na cabeça. Acor é branco e marrom com manchas moderadas, ás vezes com predominância de manchas irregulares, pouco ou moderadamente manchado e ruão sem excesso. A cor marrom varia do canela ao fígado-escuro. Uma listra branca na cabeça e marrom (se a marcação não for muito larga) são apreciados

Longevidade:12 a 14 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:Dócil

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2012 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.101caes.com
382 Visualizações

 

Veja também:

shihtzu
Shih-Tzu
cesky_fousek
Cesky Fousek

Comentários