Spaniel Tibetano

spaniel_tibetano
Spaniel Tibetano

Alguns estudiosos acreditam que cães Tchins, saídos da Coréia do Sul, teriam sido levados ao Japão, e em seguida, à China, e seus subsequentes cruzamentos teriam gerado o Spaniel Tibetano.

Mas a verdade é que pouco se sabe da origem destes pequenos cães, utilizados pelos tibetanos como animais sagrados. Diferente de outras raças tibetanas, este Spaniel é o único a ter pés de lebre em vez de pés arredondados.

Historicamente associado aos mosteiros do Tibet onde, segundo dizem, fazia girar os moinhos de orações, o Spaniel Tibetano é um cão inteligente e arredio com estranhos. Os exemplares da raça são alegres e bastante ativos, se mostrando excelentes cães de companhia.

Diferente de outros spaniels tibetanos, este tipo de spaniel é o único que apresenta pés de lebre, característica exclusiva da sua tipagem.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Tibet

Utilização:Companhia.

Tamanho:25,4 cm

Peso:4 a 7 quilos.

Aspectos Gerais:Cão pequeno, ativo e alerta. Bem equilibrado em sua silhueta, ligeiramente mais longo que alto na cernelha. Apresenta cauda de implantação alta, ricamente emplumada e portada em uma curva alegre sobre o dorso, quando em movimento.

Pelagem:Apresenta topete com pelo de textura sedosa, macio na face e na parte anterior das pernas, de comprimento moderado no corpo, mas caindo sobre a pele. Subpelo fino e denso. Têm orelhas e a parte posterior das pernas abundantemente franjadas, cauda e nádegas cobertas de pelos mais longos. A pelagem não deve ser excessiva e as fêmeas tendem a ter pelagem menos densa que os machos. Todas as cores ou misturas são permitidas.

Longevidade:14 a 15 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:É um cão alegre e confiante, altamente inteligente, reservado com estranhos. Alerta e leal, mas independente.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2015 - Editora Minuano
553 Visualizações

 

Veja também:

spaniel_dagua_irlandes
Spaniel D’água Irlandês
Spitz_dos_Visigodos
Spitz dos Visigodos

Comentários