Spaniel Bretão

spaniel_bretao
Spaniel Bretão

Desenvolvido a partir do cão Oysel, uma das mais antigas raças de cães apontadores, teve origem na Vila de Callac, na França.

No século19, a elite inglesa utilizava seus melhores cães de tiro no trabalho, entre eles destacavam-se raças como Setter Inglês, Gordon Setter e Pointer.

Deixados nas fazendas até a estação seguinte, estes animais cruzavam com um popular spaniel da região, dando origem à raça.

O resultado foi tão positivo que, a partir do século 20, os caçadores passaram a planejar cruzamentos para transformar a raça num excelente caçador.

Um cão sociável e companheiro, o Spaniel Bretão se mostra equilibrado e inteligente em qualquer situação. Apesar do pequeno porte, é robusto, vigoroso e bem esperto.

Quando criado em casa, necessita de espaço para a prática de atividades físicas.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:França

Utilização:Caça e companhia.

Tamanho:47 a 50 cm.

Peso:15 a 18 quilos.

Aspectos Gerais:É um cão de pequeno porte, robusto, muito vigoroso, esperto e de expressão inteligente. As orelhas são pendentes e bem providas de pelos. O Spaniel Bretão por vezes nasce anuro (sem cauda) ou quando não, deve ter a cauda amputada com mínimo de 6 cm e máximo de 10 cm.

Pelagem:É fina, densa, moderadamente franjada, podendo ser lisa ou levemente ondulada. As cores são branca e laranja, branca e fígado, branca e preta,ou tricolor - branca, laranja e fígado ou branca, laranja e preta e ainda ruão com qualquer dessas cores.

Longevidade:12 a 14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:Sociável com seus semelhantes, companheiro ideal, sendo equilibrado, franco, doce e inteligente.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1550 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários