Spinone Italiano

spinone_italiano
Spinone Italiano

É provável que o Spinone atual descenda de um antigo cão italiano de peito duro.

Selincourt, no livro “Le Parfait Chasseur” de 1683, cita um cão do tipo griffon vindo da Itália e de Piedmond. Ele aparece, entre outras pinturas, num afresco do século XV, no Palácio Ducal de Mantua, cuja autoria é de Andrea Mantegna.

Utilizado em diversas modalidades de caça, se tornou um cão de múltiplas funções. Na literatura, ele é mencionado como um cão de tiro italiano eficiente e com trabalho de qualidade.

Grande e rústico, este cão de pelo duro é apto a caçar em qualquer terreno.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Itália

Utilização:Caça.

Tamanho:60 a 70 cm para machos e 58 a 65 cm para fêmeas.

Peso:32 a 37 quilos para machos e 28 a 30 quilos para fêmeas.

Aspectos Gerais:É um cão de construção sólida, robusta e vigorosa, com forte ossatura, musculatura bem desenvolvida e pelo duro. Caçador experiente em qualquer terreno, muito resistente à fadiga, entra facilmente na vegetação espinhosa ou se lança em água fria. Tem notável aptidão para um trote amplo e veloz. Por natureza, é um excelente cão retriever. A cauda é grossa, particularmente na raiz, portada horizontalmente ou baixa, sem franjas. Deve ser amputada deixando um toco de 15 a 25 cm de comprimento.

Pelagem:O pelo é reto, duro, denso e bastante assentado, com falta de subpelo. As cores podem ser branca pura, branca com manchas laranja, branca pontilhada com laranja, branca com manchas marrons (avelã), ruão, ruão-marrom (avelã). A tonalidade preferida do marrom é ""bata de frade"". As cores não permitidas são: tricolor, marcas castanhas e preto em qualquer combinação.

Longevidade:12 a 14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Sociável, dócil e paciente.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
265 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários