Spitz Finlandês

spitz_finlandes
Spitz Finlandês

Surgiu no norte da Finlândia há milhares de anos e era utilizado em caçadas por toda região.

Com o tempo, várias raças trazidas por outros povos foram cruzadas com o Spitz Finlandês puro, o que quase o extinguiu.

Por volta de 1880, dois caçadores de helsinque encontraram alguns cães nativos que haviam escapado desses cruzamentos, decidindo cruzá-los para restaurar a raça.

Com exceção da Finlândia, em que os exemplares ainda são utilizados no trabalho de caça, é criado como cão doméstico, desempenhado bem a função de cão de companhia.

Entre as principais qualidades do Spitz Finlandês destacam-se a valentia, a coragem e o afeto pela família, especialmente por crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Finlândia

Utilização:Caça

Tamanho:39 a 48 cm

Peso:Padrão não comenta

Aspectos Gerais:É um cão de estatura mediana com focinho pontudo, orelhas pequenas e eretas, densa pelagem e cauda curvada, de inserção alta, portada sobre o dorso. O corpo é quadrado, simétrico e bem balanceado.

Pelagem:Apresenta pelagem dupla, com subpelo curto, suave e denso. O pelo é áspero, reto e protetor, medindo de 2,5 cm de comprimento. Na cabeça e pernas, o pelo é curto. Na cauda eparte posterior das coxas, é mais longo e denso. O macho possui mais pelos em relação á fêmea. As cores podem ser em tons de dourado-avermelhado, variando de palha, mel até um profundo castanho-avermelhado. Manchas brancas nas pontas dos dedos, mancha pequena no peito e poucos pelos pretos na linha dos lábios e costas são permitidos.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:É amigo, companheiro confiável, valente, porém cauteloso.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.flickr.com/photos/noelzialee - Ginger
552 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários