Spitz Japonês

spitz_japones
Spitz Japonês

Acredita-se que a raça tenha origem nos Spitz Alemães de grande porte, levados da Sibéria e nordeste da China para o Japão, por volta de 1920. Em 1925, um casal de Spitz branco foi importado do Canadá. Apesar da grande semelhança física com o Samoieda, esse cão é consideravelmente menor e muito mais valente.

A raça se popularizou no Japão em torno de 1950 e, embora atualmente o número de exemplares tenha declinado na sua terra de origem, está crescendo em popularidade na Europa e na América do Norte. Suas enormes qualidades são responsáveis por esse crescimento em sua fama.

Embora existissem no Japão cães brancos do tipo Spitz (provavelmente descendentes do Samoieda ), a raça só se estabeleceu depois da Segunda Guerra Mundial e o padrão oficial foi estabelecido pelo Kennel Clube, em 1948. O Kennel Inglês reconheceu a raça em 1977 e hoje o Spitz Japonês está bem estabelecido também nas ilhas inglesas.

Ele é alerta, de ouvido aguçado, sempre dando alarme quando estranhos se aproximam, além de ser alegre, afetivo e inteligente.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Japão

Utilização:Companhia

Tamanho:30 a 38 cm

Peso: 5 a 6 quilos

Aspectos Gerais:Porte pequeno, de estrutura quadrada, com os pés pequenose redondos, como dos gatos. A cabeça lembra a de uma raposa, com olhos ovalados e escuros, orelhas pequenas eretas e pontuadas. A cauda é portada alta e curvada sobre o dorso.

Pelagem:Dupla com subpelo denso e macio e pelo longo, grosso e eriçado. A cor é branca pura.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Alerta, alegre, afetivo e inteligente.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1208 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários