Stabyhoun

stabyhoun
Stabyhoun

Originário da região da Frísia (antiga província da Holanda), o Stabyhoun é conhecido desde o início do século XIX.

É provável que ele descenda de Épagneuls importados para os Países Baixos pelos Espanhóis e que teriam sido cruzados com o Épagneul de perdiz de Drenthe.

Escritores da Frísia do começo do século XIX descreveram o Stabyhoun na sua forma natural e cães muito similares são retratados em antigas pinturas holandesas. Somente em 1940, os cães da raça foram vistos em exposições caninas.

O reconhecimento oficial ocorreu pouco tempo depois, mas até hoje os exemplares são muito pouco conhecidos fora do país de origem.

Este cão, que é excelente na busca, atua também como retriever e caçador de roedores. Um cão tranquilo e amistoso, se mostra um excelente companheiro, especialmente para crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Holanda

Utilização:Aponte.

Tamanho:53 cm para machos e 50 cm para fêmeas.

Peso:Entre 15 e 20 quilos.

Aspectos Gerais:Cão de aponte balanceado com estrutura fortemente construída de forma retangular, nem muito rude nem muito refinadoem sua construção. A pele não apresenta dobras ou barbelas. A cauda é longa, atingindo o nível dos jarretes; não inserida alta.

Pelagem:O pelo é longo e liso por todo o corpo. Apenas sobre a garupa pode ser um pouco ondulado. O pelo na cabeça é curto. Na parte posterior dos membros anteriores e nas nádegas é bem desenvolvido, mas para a forma de escova do que franjado. As cores são preta, marrom ou laranja, com marcações brancas. Manchas salpicadas ou ruão no branco são permitidas.

Longevidade:12 a 14 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão devotado, doce e gentil como animal de estimação. É ainda inteligente, obediente, de fácil treinamento, tranquilo e um bom cão de guarda, sem mostrar ferocidade.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.stabyhoun.us
223 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
shihtzu
Shih-Tzu

Comentários