Teckel Anão

teckel_anao
Teckel Anão

Há bastante confusão em relação ao nome da raça do grupo as quais pertencem esses pequenos cães.

No caso do nosso popular “salsicha”, o nome da raça é Teckel, e todas as variedades pertendem ao grupo Dachshund. O grupo, de origem germânica, é formado pelas raças de cães de caça ás doninhas ( Dachs) e o Techel Clube da Alemanha faz questão que sejam sempre chamados de” Teckel”.

Suas raízes são bem antigas, tanto que ilustrações datadas dos séculos 15,16 e 17 mostram doninhas sendo caçadas por cães alongados de corpo e pernas curtas que lembram os atuais.

A conformação e disposição, aliados ao bom faro e tamanho reduzido, tornam esse cão qualificado para a caça de animais, como doninhas, texugos, coelhos, ratos e assemelhados, que se abrigam e escondem em tocas e buracos embaixo da terra.

Os três tipos só têm diferença na pelagem. E, apesar do formato do corpo e da aparência frágil, não são desajeitados nem limitados na sua movimentação. Ao contrário, são ágeis e incansáveis.

No Brasil, todas as raças são encontradas com facilidade.

Existem três variedades do Teckel: pelo curto, pelo longo e pelo duro.

O Teckel Pelo Duro ou Pelo-de-arame como também é conhecido, foi o último tipo de Teckel a ser reconhecido na Grã- Bretanha, em 1959.

Com exceção de pelagem, as três têm qualidades e características comuns, como inteligência, sentidos bem desenvolvidos, grande atividade e perseverança no trabalho.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Alemanha

Utilização:Caça

Tamanho:30 cm

Peso:Máximo 9 quilos

Aspectos Gerais:Pernas cutas, corpo comprido, robustez muscular, expressão facial inteligente e cabeça sempre ativa. O Teckel Pelo Duro é o mais recente ramo dos Dachshund e a raça passou a ser registrada como a terceira variedade em 1980. Foi desenvolvido para que tivesse maior proteção contra espinhos e intempéries.

Pelagem:É encontrada nas variações de pelo curto, duro e longo. Com exceção do focinho, das sobrancelhas e das orelhas, o pelo deve ser de igual comprimnto sobre todo o corpo, bem assentado, denso, de arame, com subpelo. O focinho tem uma barba claramente definida. As sobrancelhas são espessas. Nas orelhas, a pelagem é mais curta do que no corpo e quase lisa. Cauda uniforme e bem provida de pelos bastante aderentes. A cor predomina da clara até a cor escura de javali, como também a cor de folhas secas. Caso contrário, as mesmas cores descritas no Teckel de pelo longo.

Longevidade:14 a 17 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Dócil, inteligente, ativo, ágil e perseverante.

Atividade Física:Baixa

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.dachshund.es/
1200 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
tibetan_terrier
Tibetan Terrier

Comentários